O papa Francisco teve um encontro particular com o ex-presidente cubano Fidel Castro neste domingo (20), confirmou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. O conteúdo da conversa não foi revelado, mas o representante vaticano afirmou que a reunião foi realizada em "tom informal e amigável".
Ela foi concretizada na casa do líder da Revolução Cubana e contou com a presença de filhos e netos de Castro. Antes de viajar para Cuba, o próprio Lombardi confirmou que havia a possibilidade dos dois se reunirem, mesmo que o encontro não estivesse na agenda do Pontífice. Segundo o porta-voz, a vontade de reunir Jorge Mario Bergoglio e Fidel havia sido expressada até pelo atual presidente e irmão de Fidel, Raúl Castro.
O papa Francisco desembarcou em Cuba pouco depois da retomada dos laços diplomáticos entre Havana e Washington. O pontífice foi um dos principais pivôes da reaproximação e, por conta disso, o encontro com o líder cubano era bastante aguardado.
Além de Havana, onde neste domingo (20) ele celebrou uma missa na Praça da Revolução, Francisco irá a Holguín e a Santiago de Cuba. Na terça-feira (22), ele se despede da ilha caribenha e segue para os Estados Unidos.
Fonte: iG