Esportes

Palmeiras prova do próprio veneno das bolas aéreas

O Palmeiras, equipe que mais fez gols de cabeça no Campeonato Brasileiro de 2016 – foram 16 ao todo – e cruzava até em arremesso lateral, experimentou seu próprio veneno neste domingo, em Itu. O atual campeão brasileiro perdeu por 1 a 0 para o time da casa com um gol sofrido após uma cobrança de escanteio. O volante Guly, grandalhão de 1,89m, não precisou nem saltar para ganhar pelo alto do volante Thiago Santos. O jogo marcou a estreia do meia venezuelano Alejandro Guerra, campeão da Libertadores com o Atlético Nacional. Foi a primeira derrota do time no Paulistão.

Com velocidade e entradas em diagonal, os três homens de frente do Ituano criam dificuldade para a zaga do Palmeiras, principalmente pelo lado direito, no início do jogo. Foram três grandes chances nos dez primeiros minutos de jogo. A principal delas foi um lançamento para Morato, que chutou em cima do goleiro Fernando Prass. Grande defesa. O veterano teve trabalho no início de seu 200º jogo pelo Palmeiras.

Uma das razões da vulnerabilidade do Palmeiras no setor foi a contusão do lateral Fabiano, que teve de ser substituído logo no começo do jogo por causa de um desconforto muscular. Thiago Santos entrou em seu lugar e Jean foi deslocado para a direita. Com a mudança, a equipe teve dificuldades para se reorganizar.

Guerra mostrou habilidade, colocou a bola entre as pernas do volante Guly no primeiro tempo, fez tabelinhas com Dudu e Róger Guedes. Mostrou entrosamento e jogou à vontade. O meia, no entanto, falhou em um lance importante. Após uma disputa entre o atacante Willian e o goleiro Fábio, Guerra tentou o gol por cobertura, mas errou por muito. O venezuelano compensou a falha aos 38, quando deu um passe enjoado, de três dedos, para Willian, que chutou cruzado. A bola passou raspando em outro grande momento do Palmeiras, que conseguiu equilibrar o jogo na metade do primeiro tempo.

A melhor chance do Palmeiras foi perdida por Róger Guedes, aos 34 minutos. Após ótimo passe de Dudu, o camisa 33 toma a decisão errada e finaliza para fora. Melhor seria ter tocado para Willian que entrava sozinho no meio da área. Dudu, por sua vez, esteve sumido. Não conseguiu fugir da marcação e deixou Guerra e Róger Guedes sobrecarregados.

O Ituano, time bem organizado e que marca forte, também mostrou eficiência na jogada aérea. Aos 6 minutos, o volante Guly ganhou a disputa com Thiago Santos e, sem saltar, fez um gol de cabeça, abrindo o placar. Assim que sofreu o gol, o técnico Eduardo Baptista chamou o atacante Keno, que entrou no lugar de Róger Guedes. Não foi uma mudança tática, do jeito de jogar, mas sim das peças. Na primeira participação, o atacante do Santa Cruz acertou uma cabeçada perigosa, que passou raspando.

Na metade do segundo tempo, com o placar adverso, o técnico Eduardo Baptista foi ousado e trocou o zagueiro Edu Dracena pelo atacante Alecsandro. Thiago Santos foi recuado para atuar na defesa. Ainda tentou escalar Keno no lugar de Róger Guedes, mas nenhuma alteração surtiu efeito.

Após perder a primeira neste Paulistão, o Palmeiras agora mira o duelo com o Santo André, em casa, na quinta-feira, às 19h30, no fechamento da terceira rodada da competição. Já o Ituano encara o São Bento na quarta-feira, novamente em Itu, às 17h.

FICHA TÉCNICA

ITUANO 1 X 0 PALMEIRAS

ITUANO – Fábio; Arnaldo, Naylhor, Lima e Pery; Wellington Simião (Valfrido), Guly; Guilherme (Romarinho); Claudinho, Morato e Ronaldo (Nena). Técnico: Tarcísio Pugliese.

PALMEIRAS – Prass; Fabiano (Thiago Santos), Edu Dracena (Alecsandro), Vitor Hugo e Zé Roberto; Felipe Melo, Róger Guedes (Keno), Jean e Guerra; Dudu e Willian. Técnico: Eduardo Baptista

GOL – Guly, aos 6 minutos do segundo tempo
ÁRBITRO – Raphael Claus
CARTÕES AMARELOS – Ronaldo, Naylhor, Felipe Melo
PÚBLICO – 11.962 pagantes
RENDA – R$ 545.970,00
LOCAL – Estádio Novelli Junior, em Itu (SP)

Fonte: SuperEsportes

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos