Cidades

Palestrantes falam sobre mercado de Freelancer durante congresso on line

 
Durante uma semana acontecerão palestras abrangendo temas das áreas de Finanças, Marketing Pessoal, Produtividade, Idiomas, Vendas, entre outras. Todas elas serão exibidas online e os convidados farão suas apresentações através de vídeos de 30 a 60 minutos sobre o tema proposto.
 
Organizador do evento, o CEO da We Do Logos, Gustavo Mota, afirma que o Freela Pro surgiu a partir do desejo de contribuir com a carreira dos profissionais Freelancers. “Acreditamos ‘ser Freelancer’ a profissão do futuro. Visto que esse é um mercado em ascensão, porém ainda muito imaturo, identificamos a possibilidade de auxiliar na educação e crescimento dos profissionais através do Freela Pro”, explica Mota.
 
O evento está sendo divulgado para uma rede de 150.000 mil Freelas, empreendedores e profissionais do meio online e contará com mais 20 palestrantes. Além do CEO da We Do Logos, profissionais como Leandro Herrera (mentor da Endeavor) e Guilherme Junqueira (Diretor da Associação Brasileira de Startups) já estão confirmados para o Freela Pro. 
 
A palestra mais aguardada é a de Hans Donner – designer responsável, entre muitos outros trabalhos, pela criação do logotipo da Globo -, que transmitirá um pouco de sua experiência aos participantes. “Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar diretamente para freelancers e principalmente para designers, profissão maravilhosa a qual muitos escolheram provavelmente influenciados e inspirados por meus trabalhos na TV”, comenta.
 
Freelancers no Mundo
 
Pesquisas apontam que 50% do mercado de Freelancers no mundo é procedente dos EUA. A segunda colocação é ocupada pela Índia, com uma fatia 25% do mercado mundial. O Brasil ainda está engatinhando, ficando entre os 25% restante, junto com os demais países. As principais áreas de atuação dos Freelancers são: programação, designer e conteúdo.
 
Estima-se que nos Estados Unidos 40 milhões de pes¬soas — o equivalente a um terço da força de trabalho americana — dedicam-se a trabalhos independentes, de acordo com o Freelancers Union (sindicato desses profissionais no país).
 
Na Alemanha, apenas metade das pessoas trabalham 8 ou 9 horas por dia e cinco dias por semana para o mesmo empregador. 
 
Tendências de mercado mostram que há uma lenta mudança na relação entre empregados e empregadores. As gerações mais novas preferem liberdade para trabalhar em casa ou em horários alternativos. É comum em profissões ligadas à tecnologia a contratação de profissionais por projeto.
 
No Brasil, a tendência ainda esbarra na legislação trabalhista, que restringe a contratação de temporários a duas situações: picos de demanda e afastamento temporário de funcionário, e por um período de três meses (prorrogáveis por mais três). A alternativa tem sido contratar consultorias de recrutamento que empregam os funcionários em tempo integral e oferecem o serviço temporário para grandes empresas.
 
Da Assessoria 
 

Redação

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