Após passar por duas aldeias indígenas, um quilombo e cidades do interior de Mato Grosso, a circulação do Projeto Exetina Kopenoti – Histórias indígenas, encerra esta temporada em Primavera do Leste. No município as atividades acontecem no próximo dia 4 de maio, sendo uma apresentação teatral às 9h da manhã e a palestra show as 14h. O espetáculo histórias indígenas, traz na sua narrativa alguns mitos e histórias narradas pelo povo Terena, sendo este conteúdo retirado de obras literárias escritas por pesquisadores, relatos e informações obtidas no decorrer da montagem da produção. Para isso, a montagem tem a duração média de 40 minutos. Por onde passou, o espetáculo promoveu risos e lágrimas. A professora Kelly Carvalho, conta que a passagem do projeto por Santo Antonio do Leverger foi deslumbrante e sem precedentes. "A experiência vivida com o Projeto Exetina Kopenoty – Histórias Indígenas foi incrível. Pude ver nos olhos dos professores presentes a empolgação e o deslumbramento diante da apresentação. Foi interessante o "conversar sobre" depois que vocês se foram. Ficou em nós um gostinho de "queremos mais". É disso que a Educação precisa. De ações capazes de fazer uma diferença prática na vida dos professores", explica ela.
Já Tati Mendes, produtora e cineasta, conta que o espetáculo traz na bagagem, acima de tudo, a felicidade do encontro. "Uma exímia e cuidadosa contadora de histórias, uma títere nata, uma criadora de personagens com uma propriedade incrível, daqueles que nasceram com o dom e uma guerreira indígena, assumidamente responsável pela difusão de sua cultura, com a nobreza, a força e o respeito que a missão merece. Não podia dar em outra coisa, senão em sensibilidade e ARTE. Como um fino "biscuit", o espetáculo vai se entranhando
e, acima de tudo, nos entranhando nas belezas e riquezas da cultura Terena e nos faz invejosos de não pertencer a ela. Uma pérola que se vai formando de cascas a cada apresentação", narra ela.
Assim como nas outras localidades, em Primavera do Leste, o público terá acesso a todas as atividades de forma gratuita e sem limite de idade. Para a palestra show que acontece as 14h, a orientação é que o público cheque com pelo menos meia hora de antecedência e o limite de participantes se adequa ao que o espaço pode receber. As atividades acontecem no Centro Cultural da cidade e conta com o apoio da Prefeitura Municipal. Na palestra show, Alicce Oliveira, a atriz que realiza as atividades do projeto, conta sua trajetória como contadora de histórias, ténicas e mecanismos para levar o lúdico ao público.
Serviço:
04/05 – Primavera do Leste
Local: Centro Cultural
09h Apresentação do Espetáculo Teatral – Histórias Indígenas
14h Palestra Show – A Arte de Narrar Histórias