Opinião

Palácio da Pena – Portugal

O Palácio Nacional da Pena. Este grandioso monumento é um destino turístico espetacular e uma das Sete Maravilhas de Portugal. Cituado na Freguesia de São Pedro de Penaferrim, no Concelho de Sintra e no Destrito de Lisboa.

Este castelo hoje em dia é muito diferente dos outros devido a sua cor chamativa (amarelo, vermelho…), também é muito apreciado pelo seu estilo arquitetônico romântico e com detales manuelinos mas o Palácio da Pena não era assim a muito tempo atrás…

Tudo começou no reinado de D. João quando ocorreu a construção de uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Pena. Ao passar dos anos no reinado de D. Manuel I o próprio rei mandou construir , cumprindo uma promessa, um mosteiro de madeira no qual doou a ordem de São Jerónimo (mais tarde virou um edifício de cantaria para cerca de 18 monges).

No século XVIII um devastador raio destrui praticamente todo o mosteiro e juntamente com os danos causados no terremoto de 1775 o mosteiro ficou em ruinas.

Mais tarde no século XIX o rei D. Fernando II madou construir um palácio naquele mesmo local do qual seria a sua “ Casa de Verão´´ a construção foi dirijida pelo arquitecto amador Barão von Eschwege. Ao reconstruir o antigo mosteiro o arquitecto se baseou nos estilos manuelinos, arabes e também e no Convento de Cristo em Tomar.

Foi neste palácio que o rei Eduardo VII do Reino Unido jantou com os nobres portugueses daquela época, na sua visita oficial à Portugal.

Algum tempo depois veio o reinado de D. Carlos I e de sua esposa Dna Amélia logo a seguir chegou o reinado de seu filho D. Manuel I, o último monarqua a abtar naquele palácio.

Hoje em dia os bilhetes para visitar o Palácio da Pena e o parque da Pena custam 14 euros.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do