Política

País tem três presidentes em três horas neste sábado

Três homens diferentes ocuparam a Presidência da República em um espaço de pouco mais de três horas neste sábado (8), com os retornos ao Brasil do presidente Michel Temer e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de missões oficiais ao exterior.

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), amanheceu no comando do país. Ele havia assumido o exercício da Presidência na quinta-feira (6), quando Temer embarcou para a Alemanha para a reunião do G20 e Maia viajou para um compromisso na Argentina.

Pouco depois das 11h, Maia partiu de Buenos Aires e passou a ser o chefe do Executivo ao entrar no espaço aéreo brasileiro.

O presidente da Câmara, porém, ficaria na função por poucas horas. Segundo o cronograma da viagem de Temer, ele começaria a sobrevoar o território nacional por volta das 14h e, tecnicamente, reassumiria automaticamente o cargo.

A troca-relâmpago de comando acontece em um ambiente de desconfiança mútua entre o grupo de Temer e aliados de Maia. Partidos da base governista passaram a articular nos últimos dias a queda do presidente, que seria substituído no poder pelo presidente da Câmara.

Temer deve chegar a Brasília às 18h15. Auxiliares de Maia não descartam a possibilidade de o presidente da Câmara se deslocar até a base aérea para receber o peemedebista, em uma espécie de transmissão de cargo informal, comum nos embarques e desembarques de viagens presidenciais.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões