Uma fila de pais e responsáveis se formou em frente a Escola Estadual André Avelino, em Cuiabá, na manhã desta quarta-feira (11), para efetivar a matrícula de alunos cadastrados no site da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e garantir uma vaga na unidade. A efetivação começou nessa terça-feira (10) e pode ser feita até sexta-feira (14).
A Seduc informou que os alunos cadastrados não ficarão fora da escola, mesmo que percam o prazo de entrega da documentação. “O que pode acontecer é o caso de algum pai que não fez a matrícula web para garantir a vaga numa escola desejada e, diante disso, terá que aguardar uma desistência ou ser direcionado para uma escola próxima”, explicou.
Segundo a secretaria, não há necessidade de tumulto para efetivar o cadastro. “Caso o pai não tenha feito o cadastro por meio da matrícula web, ele será direcionado pela própria escola a outra unidade próxima”, disse.
Para as escolas que não aderiram ao formato eletrônico, no entanto, as solicitações de matrículas são presenciais, no balcão da secretaria escolar de cada unidade, no período de 10 a 14 de janeiro de 2022. Neste caso, a solicitação de matrícula é definitiva, sem necessidade de confirmação.
O horário de atendimento presencial nas escolas é das 8h às 18h.
Entre os documentos necessários para a matrícula estão: apresentação de documentos pessoais do pai, da mãe ou do responsável legal (RG e CPF); certidão de nascimento ou casamento do aluno; documentos pessoais do aluno (RG e CPF); fatura de consumo de Energia Elétrica da residência dos pais ou responsáveis atualizada; histórico escolar ou atestados de transferência; cartão atualizado de vacina do aluno (de acordo com a Lei Estadual nº 10.736, de 09 de agosto de 2018).
Conforme o calendário escolar, as aulas começam no dia 6 de fevereiro.