Pacientes que precisam realizar a cirurgia bariátrica em Mato Grosso, vivem novamente o drama da suspensão dos exames de endoscopia e ultrassonografia no Hospital Metropolitano de Várzea Grande, que é referência no estado para este tipo de procedimento. Nesta segunda-feira (09) cerca de 40 pacientes se reuniram em frente à unidade para uma manifestação que pede a retomada dos exames.
Em dezembro de 2016, o jornal Circuito Mato Grosso acompanhou o drama desses pacientes. Na época em que a matéria foi publicada os exames foram realizados em um intervalo de oito dias e foram suspensos novamente.
A juíza da Vara de Ação Civil Pública e Ação Popular de Cuiabá, Célia Regina Vidotti, estabeleceu em 2015 o prazo de 120 dias para que a Secretaria Estadual de Saúde (SES) realizasse a cirurgia bariátrica em cerca de 200 pacientes que aguardavam na lista da Central de Regulação, a fila continua grande e tende a aumentar com os exames parados.
Zenaide Lopes Novaes, que estava a frente da manifestação contou que o governo vem excluindo serviços antes oferecidos aos pacientes. “Tínhamos psiquiatras, não temos mais. Tínhamos pneumologista, não temos mais, e por fim tiraram a endoscopia e a ultrassonografia”.
O outro lado
O Circuito Mato Grosso não conseguiu contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que não atendeu as nossas ligações, para saber os motivos da suspensão dos exames de endoscopia e ultrassonografia no Hospital Metropolitano.
A doença
Obesidade é uma doença crônica que tende a piorar com o passar dos anos, caso o paciente não seja submetido a um tratamento adequado e contínuo. No Brasil (2013), quase 60% da população tem excesso de peso – na faixa de sobrepeso e obesidade.
Além de reduzir a qualidade de vida, a obesidade pode predispor a doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e alguns tipos de câncer. A Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive, aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo.
Leia mais: Pacientes obesos vivem drama em Mato Grosso; assista