Cidades

Pacientes ficam sem ambulância na UPA Morada do Ouro

A presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso (Sindimed-MT), Eliane Siqueira, registrou um Boletim de Ocorrência (B.O.), neste domingo (10.03) devido a uma situação que poderia estar afetando o atendimento a pacientes da região do Coxipó.

O fato ocorreu depois que foi constato que a única ambulância da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Morada do Ouro – que deveria dar suporte aos pacientes que necessitam de transferência – não estava disponível. O motivo foi uma festividade realizada no distrito do Coxipó do Ouro, localizado a 23 km de Cuiabá.

A falta de cobertura de uma unidade móvel levou o Sindimed a denunciar o caso para a Polícia Judiciária Civil. “Decidi registrar um Boletim de Ocorrência, uma vez que é uma falta de respeito aos pacientes retirar a ‘única’ ambulância da também ‘única’ UPA de Cuiabá. Quem precisou ser transferido para outra unidade de saúde teve de se virar, pegar carona, taxi ou até mesmo utilizar o transporte público, que funciona em horário reduzido aos domingos”, criticou presidente do Sindicato, Eliane Siqueira.

A representante do sindicato afirma que o ocorrido caracteriza falta de compromisso não apenas com os pacientes, mas também com os profissionais da saúde. “Já pensou se acontece de alguém morrer necessitando de uma transferência? A culpa recai sobre os profissionais, sendo que a irresponsabilidade é do gestor público”. Ela apontou, ainda, que outras soluções deveriam ser adotadas como, por exemplo, a transferência de uma ambulância de um dos Programas Saúde da Família (PSFs), que não funcionam nos finais de semana. (Com informações do Sindimed-MT).

 

Josiane Dalmagro

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.