Programa já está revolucionando a saúde pública e trazendo para o SUS exames, procedimentos e cirurgias até então escassos e que colocam fim há anos de espera
FLÁVIA PORFÍRIO
O programa Fila Zero teve início oficial ontem (7), no Hospital Santa Rita, em Várzea Grande, com a realização dos primeiros procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. A assinatura do termo de cooperação marca uma nova – e histórica – fase na saúde pública do Município. O Fila Zero já está em pela execução e os primeiros beneficiados já sentem os efeitos positivos da iniciativa.
Elinete Saldanha Bastos, simboliza a importância do programa: ela estava em fila de esperava desde 202, para cirurgia de retirada de vesícula. “Achei que nunca mais seria chamada. Estava na fila há tanto tempo e agora me sinto extremamente feliz. Vai ser uma melhoria muito grande na minha saúde”, declarou Elinete, com um sorriso no rosto.
Milton de Oliveira, 63 anos, foi um dos primeiros pacientes atendidos, ontem mesmo. Ele aguardava na fila desde janeiro deste ano para realizar um cateterismo, procedimento considerado de alta complexidade. “Eu estava sentindo muitas dores no peito, já estava ficando difícil até de realizar atividades simples do dia a dia. Agora, após o procedimento {que é considerado uma cirurgia}, espero recuperar minha saúde e continuar minha vida com mais tranquilidade”, afirmou emocionado.
Para o doutor Jaime Oliveira Aguiar, hemodinamicista do Hospital Santa Rita, esse é um ganho importantíssimo para a população de Várzea Grande, por ser um exame de alta complexidade e de pouco acesso à população do SUS. “Nós como médicos ficamos felizes em poder proporcionar esse procedimento para o tratamento de uma doença, que está entre as que mais matam no Brasil, que é o infarto e que a população carente não tem acesso”, comemora.
O PROGRAMA – Em parceria com o governo do Estado, o Fila Zero tem por objetivo, agilizar o atendimento dos pacientes que aguardam na regulação por exames e cirurgias, descentralizando os serviços e tornando Várzea Grande mais independente em relação a Cuiabá.
Com a parceria entre Estado, Município e o Hospital Santa Rita, a expectativa é de que centenas de pacientes sejam atendidos nos próximos meses, reduzindo o tempo de espera e promovendo um salto de qualidade no atendimento à saúde da população várzea-grandense.
Foto Capa: ANDRÉ LUIS
Fonte: SMS/VG