Paciente transferido de Manaus (AM) para tratar a covid-19 em Mato Grosso e outras 25 pessoas morreram por conta de complicações da doença nas últimas 24 horas no estado, como aponta o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgado nesta sexta-feira (29).
Segundo o balanço, com a atualização, Mato Grosso passa a contabilizar 5.095 mortes e 215.555 contágios. Deste total de casos, em mais de 201,1 mil ocorrências os infectados já se recuperaram, mas outras 8,2 mil pessoas seguem em isolamento domiciliar.
Conforme noticiado, 7 pacientes de Manaus foram transferidos para Mato Grosso ao longo desta semana. A vinda dos infectados se dá em um contexto de superlotação dos leitos no Amazonas, sobretudo na Capital do estado. Todos os pacientes vindo do estado do Norte têm quadro clínico considerado grave e foram encaminhados para Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).
Atualmente, as UTIs de Mato Grosso tem registrado taxa de uso na casa dos 71,61%, enquanto o mesmo índice para enfermarias é de 35%. Ambos os números correspondem à ocupação total, seja por pacientes com covid-19 ou outras condições clínicas.
Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande são as cidades mato-grossenses com maior número de contágios. Porém, as mais altas taxas de mortalidade pela doença ainda se concentram em municípios do interior.
Nacionalmente, o Ministério da Saúde já notificou mais de 9 milhões de contágios pela doença, dos quais em cerca de 221,5 mil casos as vítimas não resistiram e morreram.