Após ação urgente da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT), o paciente Abdias Ferreira de Almeida, de 62 anos, obteve uma determinação judicial que possibilitou sua transferência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (PSVG). Abdias estava em estado gravíssimo desde domingo (27), após sofrer um acidente de trânsito na BR-364, e permanecia nos corredores do hospital sem atendimento adequado, mesmo com risco iminente de morte.
A transferência foi solicitada por meio de uma ação de obrigação de fazer, protocolada ainda na madrugada de terça-feira pela defensora pública Tatiana Rezende, com pedido de liminar para garantir atendimento em unidade com estrutura de UTI, equipe cirúrgica e suporte hospitalar completo.
A medida foi acatada pela juíza plantonista Viviane Brito Rebello no início da tarde, mas só foi efetivada após nova cobrança judicial feita pelo defensor Marcelo Leirião, e reforço da decisão pelo juiz Agamenon Moreno, que reconheceu a urgência do caso e a violação ao direito fundamental à saúde.
Segundo laudo médico apresentado à Justiça, o paciente foi classificado como prioridade 0 – emergência –, com necessidade de atendimento imediato. A demora no atendimento agravou o estado clínico de Abdias, que passou mais de 24 horas no corredor do PSVG, com fraturas, retenção urinária, hemotórax, pneumotórax e sinais de insuficiência renal aguda. Ele só teve acesso a exames diagnósticos e intubação na madrugada de segunda-feira (28), após pressão da família e denúncia à Defensoria.
A situação gerou forte comoção nas redes sociais e foi denunciada publicamente por familiares, que acusam o hospital de negligência e maus-tratos. A DPEMT segue monitorando o caso de perto e não descarta novas medidas, inclusive o bloqueio de verbas públicas para garantir vaga em hospital privado, caso necessário.
“Vamos continuar acompanhando o caso dele e cobrando o efetivo cumprimento da decisão para assegurar o seu direito à vida e à saúde”, afirmou o defensor Marcelo Leirião.