Opinião

Outubro Rosa

No Brasil, divulgou recentemente Valquiria Castil em Mês de conscientização de superação, publicado no caderno Panorama deste jornal, que “a cada 10 segundos, uma pessoa é diagnosticada com câncer, principalmente mulheres”. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres no mundo e no Brasil. Como de praxe, este mês é reservado à campanha Outubro Rosa, que tem o objetivo de alertar sobre a detecção precoce do câncer de mama.

O Univag Centro Universitário, desde o ano passado, reforça a campanha com Outubro Rosa Univag na prevenção do câncer e no cuidado com a saúde. Os cursos de Serviço Social, Fonoaudiologia, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem, Biomedicina e Gastronomia estarão até o dia 29 deste mês no Várzea Grande Shopping oferecendo diversos serviços, todos gratuitos, centrados na importância da prevenção da doença. A programação do Outubro Rosa Univag encontra-se disponível em www.univag.com.br/destaques/800/univag-promove-campanha-para-saude-da-mulher/. Entre as atividades do curso de Serviço Social, sob a coordenação de Terezina Fátima Paes de Arruda, os visitantes do estande encontrarão diversas informações sobre a doença e, principalmente, sobre prevenção. 

Em São Paulo, o Centro Integrado de Diagnóstico, Tratamento, Ensino e Pesquisa divulgou que entre indígenas da América Latina a incidência de câncer é bem menor, correspondendo a 10% do total de pessoas não indígenas. Em referência ao câncer de mama, o índice ainda é menor, de acordo com pesquisas realizadas entre o povo indígena Terena no Mato Grosso do Sul, sem nenhum caso. A neoplasia, “também denominada tumor, uma forma de proliferação celular não controlada pelo organismo”, não foi encontrada em mulheres de outras etnias, informou o centro, o que indica que fatores de risco de câncer de mama podem ser menores em povos indígenas, e atribui ao estilo de vida, alimentação mais saudável e um número menor de ciclos ovulatórios por terem mais filhos, se comparadas às não índias.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do