No Brasil, divulgou recentemente Valquiria Castil em Mês de conscientização de superação, publicado no caderno Panorama deste jornal, que “a cada 10 segundos, uma pessoa é diagnosticada com câncer, principalmente mulheres”. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres no mundo e no Brasil. Como de praxe, este mês é reservado à campanha Outubro Rosa, que tem o objetivo de alertar sobre a detecção precoce do câncer de mama.
O Univag Centro Universitário, desde o ano passado, reforça a campanha com Outubro Rosa Univag na prevenção do câncer e no cuidado com a saúde. Os cursos de Serviço Social, Fonoaudiologia, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem, Biomedicina e Gastronomia estarão até o dia 29 deste mês no Várzea Grande Shopping oferecendo diversos serviços, todos gratuitos, centrados na importância da prevenção da doença. A programação do Outubro Rosa Univag encontra-se disponível em www.univag.com.br/destaques/800/univag-promove-campanha-para-saude-da-mulher/. Entre as atividades do curso de Serviço Social, sob a coordenação de Terezina Fátima Paes de Arruda, os visitantes do estande encontrarão diversas informações sobre a doença e, principalmente, sobre prevenção.
Em São Paulo, o Centro Integrado de Diagnóstico, Tratamento, Ensino e Pesquisa divulgou que entre indígenas da América Latina a incidência de câncer é bem menor, correspondendo a 10% do total de pessoas não indígenas. Em referência ao câncer de mama, o índice ainda é menor, de acordo com pesquisas realizadas entre o povo indígena Terena no Mato Grosso do Sul, sem nenhum caso. A neoplasia, “também denominada tumor, uma forma de proliferação celular não controlada pelo organismo”, não foi encontrada em mulheres de outras etnias, informou o centro, o que indica que fatores de risco de câncer de mama podem ser menores em povos indígenas, e atribui ao estilo de vida, alimentação mais saudável e um número menor de ciclos ovulatórios por terem mais filhos, se comparadas às não índias.