Mix diário

Outono começa e deve ter calor e chuva abaixo da média

O outono começa oficialmente no Hemisfério Sul, incluindo o Brasil, hoje. E as temperaturas devem continuar acima da média em diversos Estados.

Segundo a MetSul, a estação costuma fazer a transição do calor do verão para o frio do inverno. “A estação começa em 2025 com o Oceano Pacífico sob neutralidade (sem El Niño ou La Niña), depois de condições de La Niña teremsido observadas entre dezembro e meados de fevereiro”, projeta a empresa de meteorologia. As condições climáticas devem se manter neutras, com períodos de temperaturas superficiais do mar mais altas do que o normal, mas sem chegar a configurar um evento de El Niño clássico, por enquanto.

A empresa de meteorologia lembra que a neutralidade é frequentemente confundida de forma incorreta com normalidade, uma vez que pode trazer extremos de El Niño e também de La Niña. “Assim, tanto na precipitação como na temperatura os sinais podem ser mistos no decorrer da estação”, dizem os especialistas.

O outono costuma marcar uma mudança na ocorrência de chuva no Centro-Sul do Brasil. “Enquanto no verão as precipitações se originam mais de nuvens carregadas que se formam pelo calor e a umidade alta, ou seja, por convecção, a partir do outono a chuva passa a ter como causa principal a passagem de frentes frias e centros de baixa pressão”, afirma a MetSul.

Para 2025, a tendência é de um outono com chuva abaixo da média na maior parte do Centro-Sul do Brasil com precipitações muito abaixo da média em algumas áreas, em especial mais ao Sul do País, conforme projeção da empresa de meteorologia.

CALOR

Em geral, segundo a MetSul, a mudança de estação traz mais dias de temperatura agradável, mas não significa que o calor fica para trás. Dias quentes são normais ainda em abril e maio. Mesmo em junho podem ocorrer alguns dias quentes. “Quando há período quente mais prolongado em maio, após dias frios, há a ocorrência do chamado veranico de maio, mas ele não ocorre todos os anos”, afirma a empresa de meteorologia.

A MetSul espera um outono com predomínio de dias de temperatura acima da média na maioria dos Estados do Centro-Sul do Brasil e vários com calor. “A temperatura deve ficar muito acima da média em algumas áreas, principalmente em parte do Centro do País.”

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve