Mix diário

Ouro fecha em alta com fraqueza do dólar, tensões geopolíticas e foco em EUA-China

O preço do ouro avançou nesta sexta-feira, 9, apoiado pela fraqueza do dólar e pelo aumento das tensões geopolíticas entre Índia e Paquistão, enquanto os investidores aguardam as negociações comerciais entre Estados Unidos e China neste fim de semana.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o contrato do ouro para entrega em junho subiu 1,15%, encerrando a sessão cotado a US$ 3.344,00 por onça-troy.

“O ouro iniciou o dia em baixa, mas deu sinais de recuperação ao longo da sessão, mantendo sua trajetória positiva em 2025”, afirmou Christopher Lewis, da FXEmpire. “Na verdade, o ouro tem sido um dos mercados com melhor desempenho nos últimos 18 meses.”

A cautela ainda predomina entre os investidores devido à incerteza sobre tarifas comerciais. Em publicação na Truth Social, o presidente Donald Trump sugeriu que uma “tarifa de 80% sobre a China parece adequada”, sinalizando uma redução em relação aos atuais 145%. Pequim, por sua vez, enfatizou hoje a sua oposição às chamadas “tarifas de reciprocidade”, o que contribuiu para a demanda por busca de ativos de proteção. As autoridades de ambos os países devem se encontrar neste sábado na Suíça para discutir a política tarifária.

Além do front comercial, o foco também se voltou ao sul da Ásia. O Ministério da Aviação Civil da Índia ordenou o fechamento de 24 aeroportos até 15 de maio e o cancelamento de centenas de voos, em resposta à escalada das tensões com o Paquistão.

Para Lewis, o momento é de atenção redobrada. “É provável que o mercado entre agora em uma fase de consolidação, principalmente porque a volatilidade tem sido intensa nas últimas semanas. Muitos traders evitam se posicionar em mercados sem direção clara”, avaliou.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve