O prefeito licenciado de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta (PDT), se lançou candidato à presidência da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), pelo grupo do governador eleito, Pedro Taques (PDT).
Afastado da prefeitura do município em que se elegeu por três vezes, Pivetta se dedica atualmente ao comando do grupo de transição do novo governo estadual.
Em carta endereçada a todos os gestores municipais, o pedetista afirmou que se colocou a disposição para lutar pela mudança no atual quadro, em que os municípios se “humilham” na busca de recursos.
“Nossa proposta é um basta nesse vai e vem de prefeitos, a capital perdendo tempo e se humilhando atrás de migalhas desse Estado desonesto, enrolado e clientelista. Queremos os recursos dos municípios na conta dos municípios, sem ter que fazer essas vias-sacras para Cuiabá todo o tempo e voltar de mão abanando”, diz trecho da carta elaborada pelo prefeito.
Pivetta informou que nos próximos dias ele apresentará uma chapa para concorrer e dirigir a AMM, “com a missão de representar verdadeiramente os interesses municipalistas, e promover uma nova relação entre os Municípios, Estados e a União”, completou.
Grupo de Riva
Com Otaviano Pivetta deve enfrentar a trajetória do grupo do PSD, liderado pelo deputado estadual José Riva (PSD), que há várias gestões comandam a associação.
O deputado que já anunciou o nome do prefeito de Nortelândia, Neurilan Fraga (PSD), para dar continuidade à gestão de Valdecir Luiz Colle, o Chiquinho do Posto (PSD).
Como uma terceira via, outro nome cogitado para disputa é o do prefeito de Alto Paraguai, Adair Alves (PMDB), que conta com o apoio do deputado federal Valtenir Pereira (Pros), do senador eleito Wellington Fagundes (PR) e do ex-candidato ao governo, Lúdio Cabral (PT).
Leia na integra a carta de Otaviano Pivetta aos prefeitos:
“Caros colegas Prefeitos dos municípios de MT, boa tarde!
Copiei este comunicado ao governador eleito, Pedro Taques, para que ele saiba da esperança que temos no Estado novo, moderno e honesto. E para que saiba também da preocupação dos prefeitos com esse modelo perverso que centraliza cada vez mais a arrecadação em favor dos governos federais e estaduais, e as responsabilidades para os municípios.
É no município que o cidadão precisa dos serviços e das obras públicas, o poder local é o único dos entes federativos capaz de melhorar a vida das pessoas e o governador eleito, Pedro Taques, sabe disso.
Nossa proposta é um basta nesse vai e vem de prefeitos, a capital perdendo tempo e se humilhando atrás de migalhas desse Estado desonesto, enrolado e clientelista.
Queremos o Estado servidor, honesto e que aproveite os municípios como instrumentos de implementação das políticas públicas de qualidade e estáveis.
Queremos os recursos dos municípios na conta dos municípios, sem ter que fazer essas vias-sacras para Cuiabá todo o tempo e voltar de mão abanando.
Queremos ser respeitados como chefes das unidades federativas que realmente servem o cidadão aonde e na hora que ele precisa.
Nos próximos dias vamos apresentar uma chapa para concorrer e dirigir a AMM, com a missão de representar verdadeiramente os interesses municipalistas, e promover uma nova relação entre os Municípios, Estados e a União.
Me sinto com disposição e experiência para servir os municípios de Mato Grosso, por isso, aproveito a oportunidade para respeitosamente me candidatar.
Otaviano Pivetta,
Prefeito de Lucas do Rio Verde."