Internacional

Otan suspende atividades de treinamento militar no Iraque após morte de Suleimani

Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) suspendeu neste sábado, 4, operações de treinamento das forças de segurança no Iraque após a morte do general iraniano Qassim Suleimani em ação dos EUA no país.

De acordo com o porta-voz da Otan, Dylan White, a missão continua, apesar da suspensão das atividades. A missão, ativa desde 2018, conta com centenas de soldados e treina as forças iraquianas a pedido do próprio Iraque para combater o grupo Estado Islâmico

White informou que o secretário-geralda Otan, Jens Stoltenber, conversou por telefone com o secretário de Defesa norte-americano, Mark Esper, após a morte do general. "A Otan está monitorando a situação na região muito de perto. Permanecemos em contato próximo e regular com as autoridades americanas", disse White.

 

Por temor de possíveis represálias, a coalizão internacional antijihadista liderada pelos Estados Unidos também reduziu suas operações e reforçou a segurança de suas bases no Iraque, informou uma autoridade americada em Bagdá. Horas depois do ataque que resultou na morte do general iraniano, os Estados Unidos anunciaram o envio de mais 3,5 mil soldades à região.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que