O Palmeiras estreia na Copa do Brasil na noite desta quarta-feira, às 22h (de Brasília), contra o Vitória da Conquista, na Bahia. Em meio à disputa do Campeonato Paulista, no qual a equipe é líder do Grupo 3, um triunfo por dois ou mais gols de diferença seria importante para eliminar o jogo de volta e, assim, enxugar a agenda de confrontos no ano. O treinador Oswaldo de Oliveira não negou que esse é o objetivo, mas previu que o time terá muitas dificuldades no Estádio Lomanto Júnior.
"A cada ano está mais difícil. Voltei ao Brasil em 2012, e em dois anos com o Botafogo, além do ano passado com o Santos, não conseguimos eliminar nenhum jogo de volta. É nosso interesse. Quando jogamos 70 jogos em média na temporada, se pudermos eliminar, queremos eliminar, mas sabemos que a cada vez se torna mais difícil eliminar esse jogo, seja na fase que for", declarou o técnico, em entrevista à ESPN Brasil.
A forte marcação do Vitória da Conquista não é o único obstáculo que o Palmeiras deve enfrentar na Bahia nesta quarta-feira. O gramado do Estádio Lomanto Júnior não está em boas condições, já tendo suscitado críticas da própria equipe mandante. O comandante palmeirense, no entanto, fez questão de ressaltar que o campo irregular não prejudica apenas o Verdão.
"O gramado não atrapalha só o Palmeiras, atrapalha também o Vitória da Conquista e atrapalha o espetáculo. Realmente é difícil fazer um bom jogo em um gramado que não está nas melhores condições. Eu preferia, lógico, que o nível técnico fosse nivelado por cima. Porque, além de disputarmos uma partida com os jogadores mostrando seu melhor, o espetáculo seria muito favorecido", avaliou Oswaldo.
Com relação à equipe que começou jogando contra o Capivariano no último sábado, o Palmeiras terá dois desfalques: Vitor Hugo, com inflamação no joelho, e Zé Roberto, que se recupera de cirurgia dentária. Assim, o time sofreu alterações na defesa, com as entradas de Jackson e João Paulo, opções que foram explicadas pelo treinador alviverde.
"O Jackson é um jogador que se apresentou com todos os outros, desde o início do ano. Eu fiz a escolha inicial pelo Tobio e o Vitor Hugo, seguidos do Jackson, e o Nathan chegou depois. Estou conhecendo, a gente está em início de trabalho. Então quem eu julgo que está em melhores condições, eu procuro utilizar. Mas cada um tem um perfil, uma progressão diferente", concluiu Oswaldo.
Para enfrentar o ferrolho do Vitória da Conquista e o gramado irregular nesta quarta, o treinador deve armar a equipe do Verdão da seguinte maneira: Fernando Prass; Lucas, Tobio, Jackson e João Paulo; Gabriel e Arouca; Allione, Robinho e Dudu; Cristaldo.
Fonte: iG