Política

OSs, Incentivos e VLT são alvo de CPI’s na Assembleia Legislativa

Foto:Fablicio Rodrigues/ALMT

Com dois meses da nova legislatura a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa publicou em Diário Oficial a implantação de três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) que irão apurar gastos do Governo do Estado envolvendo incentivos fiscais, saúde e obras da Copa do Mundo.

A primeira comissão será presidida pelo vice-líder do Governo, deputado Leonardo Albuquerque (PDT) e irá investigar as Organizações Sociais de Saúde (OSs), entidades terceirizadas que atuam em unidades hospitalares e fazem a transferência de recursos públicos do Estado para os Municípios. “Investigar os contratos com as OSs, quantificando os valores pagos, os serviços prestados, bem como a justificativa pelos atrasos dos repasses dos recursos da área de saúde destinados aos municípios”, diz trecho da justificativa da portaria nº 002/2015.

Incentivos Fiscais 

Presidida pelo deputado José Carlos do Pátio (SDD), que foi autor do projeto de criação da comissão, a segunda CPI instaurada irá “investigar os procedimentos praticados pela Administração Pública Estadual nos processos de renúncia fiscal que ocasionaram a possível prática de sonegação tributária”. 

Além de Pátio, os parlamentares Gilmar Fabris (PSD), Max Russi (PSB), Wilson Santos (PSDB) e Wancley Carvalho (PV) irão compor a comissão.

Obras da Copa

A terceira, e talvez mais polêmica, é a CPI das Obras de Mobilidade Urbana do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), presidida pelo deputado Oscar Bezerra (PSB). Com o prazo de 180 dias, ela propõe “investigar as denúncias pertinentes às obras de mobilidade urbana, em especial as referentes à implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), cuja inauguração estava prevista para atender ao evento da Copa do Mundo”.

A comissão será composta por Mauro Savi (PR), na relatoria, e os deputados Dilmar Dal Bosco (DEM), Wagner Ramos (PR) e Silvano Amaral (PMDB). Já os suplentes são: Wilson Santos (PSDB), Emanuel Pinheiro (PR), Max Russi (PSB), José Domingos Fraga (PSD) e Baiano Filho (PMDB). (com assessoria)

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões