O deputado estadual Oscar Bezerra (PSB) afirmou que já existe uma pedra em cima do assunto sobre a emenda parlamentar de R$ 2,5 milhões destinada a Universidade de Mato Grosso (Unemat) campus de Juara (709km de Cuiabá). Ao Circuito Mato Grosso, ele disse que é “natural esse processo do deputado espernear” e que reconhece o excesso quando afirmou que largaria a base governista caso o governo não cumprisse com o combinado.
“No acordo que eu fiz com o Governador Pedro Taques, cada um real que eu colocasse no ensino superior com plus para a Unemat, que já tem o seu orçamento próprio, ele colocaria mais um, então diante desse papo eu acordei os dois milhões e meio da minha emenda”, explicou. A questão teria ‘emperrado’ no financeiro, pois segundo o deputado, o tramite burocrático já estava à disposição da Universidade, mas que ainda não havia sido efetivado no financeiro.
No dia 09 de novembro, Oscar teria dito que o governo não cumpriu o acordo para implantar o curso de Agronomia, e isso o prejudicou politicamente em sua base eleitoral. “Ou resolve essa questão da Unemat, ou abandono a base e não quero mais saber de acompanhar governo nenhum”, disparou na tribuna.
Após a colocação, o deputado disse que provavelmente o pedido das emendas será resolvido. “Eu não ouvi de ninguém, mas foi dado segurança e o financeiro irá adentrar na questão”, disse ao Circuito.
A emenda seria utilizado ao longo do ano para despesas com vestibular e o curso de agronomia, e nos próximos anos 2017 e 2018 para a manutenção e construção no Campus que para isso dependia da segunda etapa, “o um real a mais que o governador falou que daria, mas que priorizou a saúde”, explicou Oscar.
A expectativa é que no ano que vem, com os cofres do governo normalizado a questão seja resolvida. “Eu tenho lutado pela minha cidade, pelas minhas demandas da região e eu acho que é legitimo na tribuna eu fazer qualquer, inclusive ela me da essa prerrogativa, posicionamento. Agora, muitas das vezes a conotação ou o tom podem ser interpretados de forma exagerada ou minimizada”, finalizou.