A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que organiza o Oscar, confirmou a elegibilidade de Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres para concorrer nas categorias gerais. Isso significa que, segundo a Academia, o longa de Walter Salles pode concorrer como Melhor Filme e Fernanda Torres pode disputar a estatueta de Melhor Atriz.
A declaração de elegibilidade é praxe da Academia, que faz uma espécie de “lembrete” para o público de quem pode concorrer nas categorias gerais. Além de Fernanda, outras atrizes do filme também podem foram consideradas elegíveis, inclusive sua mãe, Fernanda Montenegro. Os atores do longa também aparecem como nomes possíveis para a premiação.
Ainda Estou Aqui fez um bom caminho de festivais, ganhando prêmios importantes. Além disso existe uma espécie de campanha entre os votantes, que pode colocar, ou não, o longa entre os 10 concorrentes a Melhor Filme. A mesma coisa vale para as indicações para demais categorias.
É incomum que o prêmio mais importante da noite seja dado a um filme estrangeiro. Parasita, de 2019, foi uma exceção, tendo vencido nas duas categorias: Internacional e Melhor Filme.
A elegibilidade para os filmes exige que os longas-metragens devem estrear em um cinema comercial em pelo menos uma das seis áreas metropolitanas dos EUA entre 1º de janeiro de 2024 e 31 de dezembro de 2024 e ficar, ao menos, uma semana em cartaz num mesmo loca. Além disso, devem ter duração superior a 40 minutos.
O anúncio dos indicados ao Oscar 2025 acontece no dia 17 de Janeiro. Ainda Estou Aqui está na lista de pré-indicados ao prêmio de Melhor Filme Internacional.