Nacional

Os salários para 10 cargos em vendas e marketing no Brasil

São Paulo — Profissionais de vendas e marketing capazes de trazer resultados rápidos para as empresas serão muito disputados em 2017. E o melhor (para eles): a competição pelos grandes talentos do mercado deve se traduzir em salários e bônus mais altos.

O diagnóstico é de um relatório divulgado recentemente pela consultoria de recrutamento Robert Walters sobre o mercado de trabalho brasileiro.

Ano de crise, 2016 não foi tão ruim para esses profissionais. Pelo menos comparativamente: segundo a consultoria, os níveis de desemprego em vendas e marketing foram menores do que os de outras carreiras. Sobretudo no setor de TI, as companhias buscaram recompensar e reter quem as ajudou a ampliar seu market share em tempos difíceis para a economia.

“Em 2017, candidatos que puderem mostrar retornos sobre investimentos rápidos e baseados em dados continuarão a ver uma alta demanda por suas habilidades, assim como aqueles com proficiência em línguas e que possam ajudar o negócio a expandir sua atuação para fora do Brasil”, afirma o estudo da Robert Walters.

Para Kevin Gibson, CEO da consultoria para a América Latina, a aproximação das eleições em 2018 aponta para um retorno da estabilidade política no Brasil — o que permite decisões mais seguras por parte de investidores estrangeiros. Otimista, ele acredita que a melhora na economia fará com que o número de contratações volte a crescer no segundo semestre deste ano.

“O Brasil é um mercado grande e receptivo, sobretudo para novos modelos de negócios online, como as fintechs”, diz Gibson. Aliás, o rápido crescimento desse segmento no país deve impulsionar a busca por profissionais de vendas com experiência em tecnologia aplicada a serviços financeiros, de acordo com a Robert Walters.

Quanto à remuneração, salários fixos para vendas e marketing se mantiveram estáveis em 2016, embora os pacotes de comissão tenham aumentado entre 10% e 15%. A perspectiva para 2017 é que haja alguns aumentos nos salários de base, mas que a remuneração baseada em desempenho ainda responda pela maior parte da valorização financeira da área.

Confira a seguir os salários para 10 cargos de gerência e diretoria para vendas e marketing em 2017, de acordo com a Robert Walters. Os valores correspondem ao salário-base anual de cada posição, em reais, excluídos bônus e benefícios:

Anual

Diretor de vendas    –    339.000 – 442.000   
Gerente nacional de vendas    213.000 – 259.000    
Gerente de vendas técnicas    133.000 – 159.000   
Gerente de desenvolvimento de novos negócios     133.000 – 160.000    

Gerente de contas    133.000 – 160.000    
Diretor de marketing    270.000 – 380.000    
Gerente de marketing digital    155.000 – 200.000    
Gerente de trade marketing    160.000 – 193.000   
Gerente de marketing e pricing    186.000 – 240.000    
Gerente de pesquisa de mercado    133.000 – 173.000    

Fonte: Exame

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus