São Paulo — Profissionais de vendas e marketing capazes de trazer resultados rápidos para as empresas serão muito disputados em 2017. E o melhor (para eles): a competição pelos grandes talentos do mercado deve se traduzir em salários e bônus mais altos.
O diagnóstico é de um relatório divulgado recentemente pela consultoria de recrutamento Robert Walters sobre o mercado de trabalho brasileiro.
Ano de crise, 2016 não foi tão ruim para esses profissionais. Pelo menos comparativamente: segundo a consultoria, os níveis de desemprego em vendas e marketing foram menores do que os de outras carreiras. Sobretudo no setor de TI, as companhias buscaram recompensar e reter quem as ajudou a ampliar seu market share em tempos difíceis para a economia.
“Em 2017, candidatos que puderem mostrar retornos sobre investimentos rápidos e baseados em dados continuarão a ver uma alta demanda por suas habilidades, assim como aqueles com proficiência em línguas e que possam ajudar o negócio a expandir sua atuação para fora do Brasil”, afirma o estudo da Robert Walters.
Para Kevin Gibson, CEO da consultoria para a América Latina, a aproximação das eleições em 2018 aponta para um retorno da estabilidade política no Brasil — o que permite decisões mais seguras por parte de investidores estrangeiros. Otimista, ele acredita que a melhora na economia fará com que o número de contratações volte a crescer no segundo semestre deste ano.
“O Brasil é um mercado grande e receptivo, sobretudo para novos modelos de negócios online, como as fintechs”, diz Gibson. Aliás, o rápido crescimento desse segmento no país deve impulsionar a busca por profissionais de vendas com experiência em tecnologia aplicada a serviços financeiros, de acordo com a Robert Walters.
Quanto à remuneração, salários fixos para vendas e marketing se mantiveram estáveis em 2016, embora os pacotes de comissão tenham aumentado entre 10% e 15%. A perspectiva para 2017 é que haja alguns aumentos nos salários de base, mas que a remuneração baseada em desempenho ainda responda pela maior parte da valorização financeira da área.
Confira a seguir os salários para 10 cargos de gerência e diretoria para vendas e marketing em 2017, de acordo com a Robert Walters. Os valores correspondem ao salário-base anual de cada posição, em reais, excluídos bônus e benefícios:
Anual
Diretor de vendas – 339.000 – 442.000
Gerente nacional de vendas 213.000 – 259.000
Gerente de vendas técnicas 133.000 – 159.000
Gerente de desenvolvimento de novos negócios 133.000 – 160.000
Gerente de contas 133.000 – 160.000
Diretor de marketing 270.000 – 380.000
Gerente de marketing digital 155.000 – 200.000
Gerente de trade marketing 160.000 – 193.000
Gerente de marketing e pricing 186.000 – 240.000
Gerente de pesquisa de mercado 133.000 – 173.000
Fonte: Exame