Usado por espectadores para “peneirar” os melhores filmes em cartaz, o agregador de críticas Rotten Tomatoes divulgou os títulos melhor avaliados pela crítica em 2025. Ao todo, seis longas lançados este ano nos Estados Unidos obtiveram a nota 100% no site, confirmando uma unanimidade entre os críticos de cinema contabilizados pela página.
No Brasil, alguns destes títulos até chegaram a ter uma passagem rápida pelos cinemas brasileiros, com apenas dois atualmente disponíveis no streaming. Por outro lado, alguns ainda podem chegar ao território nacional nos próximos meses.
O ‘método’ do Rotten Tomatoes
O Rotten Tomatoes não é, como muitos parecem acreditar, um site de críticas, mas sim um agregador. Isto é, não há alguém empregado pela página para produzir suas notas, mas sim fazendo suas contas considerando o tom e as notas dadas por críticos em seus respectivos veículos.
Para ser considerada positiva, a produção precisa ter recebido nota equivalente a 3/5 ou superior do crítico. Após contabilizar essas notas, o site registra a porcentagem de textos elogiosos para definir se o filme será classificado como “podre” (nota média inferior a 3/5), “médio” (entre 3/5 e 3,5/5) ou “fresco” (a partir de 4/5) em seu “tomatômetro”.
O site também tem um “pipocômetro”, sistema de avaliação igual ao dos críticos para o público geral, que pode dar notas e escrever comentários sobre produções em suas respectivas páginas.
Esse número, no entanto, pode ser facilmente fraudado usando múltiplos perfis e movimentos coordenados online, algo que se tornou constante em filmes e séries blockbuster que supostamente tenham uma “agenda progressista”, como Capitã Marvel e Star Wars – Os Últimos Jedi, que tiveram notas polarizadas pelas avaliações de críticos e fãs.
Até abril de 2025, o Rotten Tomatoes também exibia a nota média dos críticos e do público, mas abdicou desse registro para exibir apenas a porcentagem de críticas positivas. Assim, o site não é necessariamente um indicativo de que um filme ou uma série são bons, mas sim um indicativo da opinião popular e midiática dos títulos.
As porcentagens também não são imutáveis, com uma nova conta feita a cada crítica nova adicionada. As Aventuras de Paddington 2, por exemplo, passou meses na lista de filmes com 100% de aprovação, mas a deixou após uma crítica negativa tardia ser publicada.
Confira abaixo os seis filmes que conquistaram o aval de 100% do Rotten Tomatoes.
On Becoming a Guinea Fowl
Direção: Rungano Nyoni
Rungano Nyoni (Eu Não Sou uma Feiticeira) escreve e dirige On Becoming a Guinea Fowl, história de uma família zambiana que desenterra seu passado de classe média durante os preparos funerários de um parente recém falecido. Exibido em 2024 no Festival de Cannes, o longa conquistou o prêmio de Melhor Direção na mostra Un Certain Regard. Recentemente, a produção foi indicada à categoria Melhor Filme Internacional no Spirit Awards, premiação para filmes independentes, e concorrerá com O Agente Secreto.
On Becoming a Guinea Fowl ainda não tem data para ser exibido no Brasil.
Eephus
Direção: Carson Lund
Comédia esportiva de Carson Lund, Eephus acompanha o último jogo de dois times recreativos de beisebol, que organizam uma partida de despedida para seu campo comunitário, que dará lugar a um empreendimento imobiliário. Exibido em diversos festivais ao redor do mundo, incluindo em São Paulo, o longa venceu o prêmio de Melhor Filme de Estreia para seu diretor no New York Film Critics Circle Awards e está entre os indicados ao Spirit Awards.
Eephus ainda não tem data para ser exibido no Brasil.
Pillion
Direção: Harry Lighton
Vencedor do British Independent Film Awards de Melhor Filme e Melhor Roteiro de Estreia e do Un Certain Regard de roteiro em Cannes em 2025, Pillion conta a história de Colin (Harry Melling), um homem tímido que entra numa relação submissa com Ray (Alexander Skarsgård), líder de uma gangue de motoqueiros LGBTQ+. Esse novo mundo se intensifica e ele começa a repensar a maneira como viveu sua vida até aquele momento.
Pillion estreia em 12 de fevereiro de 2026 no Brasil.
A História de Souleymane
Direção: Boris Lojkine
Vencedor de quatro Prêmios César, considerado o Oscar do cinema francês, A História de Souleymane chegou a ser exibido no Brasil no antigo Festival Varilux em 2024, tendo maior temporada no primeiro semestre de 2025. O longa segue Souleymane (Abou Sangare), um entregador de comida, que precisa se preparar para uma entrevista que vai definir o futuro de sua situação na França. Sangare e o diretor Boris Lojkine foram muito reconhecidos em seu país, sendo premiados também no Festival de Cannes de 2024.
A História de Souleymane já foi exibido nos cinemas brasileiros e ainda não tem data para chegar ao streaming e às plataformas digitais.
O Presidente Surdo
Direção: Nyle DiMarco e Davis Guggenheim
Indicado a dois prêmios Emmy, o documentário O Presidente Surdo relembra os oito dias de protestos que tomaram conta da Gallaudet University, universidade norte-americana dedicada ao ensino superior de pessoas surdas e com dificuldades auditivas, quando o conselho da instituição elegeu um presidente sem deficiência auditiva para comandá-la em 1988. O campus, então, se tornou palco de protestos de alunos e professores, que conseguiram conquistar avanços em sua representatividade nas decisões da escola.
O Presidente Surdo está disponível no Apple TV.
Embaixo da Luz de Neon
Direção: Ryan White
Indicado ao Spirit Awards de Melhor Documentário, Embaixo da Luz de Neon conta a história de amor da poeta e ativista Andrea Gibson e sua esposa, Megan Falley, e sua luta quando a autora é diagnosticada com uma doença irreversível. O longa circulou por quase todo o circuito de festivais de cinema dos Estados Unidos, sendo considerado um dos melhores documentários do ano.
Embaixo da Luz Neon está disponível no Apple TV.
Quase unânimes
Embora apenas seis longas tenham recebido o cobiçado 100% de aprovação do Rotten Tomatoes, outros títulos muito vencedores e candidatos ao Oscar acabaram não conquistando a porcentagem máxima do “tomatômetro”, mas chegaram perto. Com uma nota de 98%, O Agente Secreto, por exemplo, é um dos grandes queridinhos da crítica internacional deste ano e sério concorrente ao Oscar 2026.
Concorrentes do longa brasileiro, No Other Choice e Foi Apenas um Acidente também ficaram muito perto da nota máxima, atualmente registrando aprovações de 99% e 98%, respectivamente, da aprovação dos críticos.
Sucessos de audiência também estão perto do topo do Rotten Tomatoes, com Pecadores (97%) e Guerreiras do K-Pop (95%) traduzindo sua alta aprovação em bilheteria e quebra de recordes em plataformas de streaming.


