Cerca de dez mil alunos estão sem aulas na manhã desta terça-feira (5), devido à operações policiais nas zonas norte e oeste do Rio. Ao todo, 14 escolas e 11 creches estão sem funcionamento, segundo a Secretaria Municipal de Educação.
Em Madureira, zona norte, policiais do Batalhão de Rocha Miranda (9º BPM) estão em operação nas comunidades do Cajueiro, Congonha, Terço, Faz Quem Quer, Jorge Turco e Palmeirinha. Até o momento, dois homens foram presos e outro ficou ferido durante confronto e foi socorrido. Os agentes também apreenderam, um pistola, uma granada, dois rádios transmissores e um veículo roubado.
Há relato de tiros no local, mas não há registros de interdições ou interrupção na circulação do BRT na região.
Tiros também são ouvidos nas favelas do Rola e de Antares, em Santa Cruz, zona oeste da cidade. De acordo com a Polícia Militar, o Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) está realizando uma operação no local. Agentes do Batalhão de Santa Cruz (27 º BPM) realizam um cerco preventivo nas proximidades das duas comunidades.
Este é o segundo dia consecutivo de atuação da polícia nas comunidades. Nesta segunda (4), uma operação foi realizada após intensos confrontos durante o final de semana. O tiroteio seria fruto de uma disputa entre o tráfico e a milícia. Pelo menos uma pessoa ficou ferida.