Cerca de 200 metros de fiação irregular foram removidos de quatro postes considerados críticos na Avenida Barão de Melgaço, em Cuiabá, durante a Operação Telefone Sem Fio. A ação foi realizada após denúncias sobre fios soltos que poderiam atingir pedestres e sobre o risco de incêndios provocado pelo excesso de cabos desorganizados. Com a operação, já são 20 toneladas de cabos irregulares, clandestinos e em desuso retirados dos postes da Capital.
A ação integra o Programa Municipal de Ordenamento da Fiação Aérea, coordenado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), em parceria com as secretarias de Mobilidade Urbana (Semob) e Segurança Pública e o Procon Municipal. O trabalho é realizado pela Energisa Mato Grosso, responsável pela gestão dos postes, em conjunto com operadoras de telefonia e provedores de internet.
A secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, afirmou que a operação foi intensificada após comerciantes relatarem incidentes na região. Segundo ela, houve inclusive um incêndio em um transformador que teria relação com a desordem da fiação. “Recebemos inúmeras reclamações sobre incidentes, inclusive de um fato em que houve um incêndio no transformador em razão da desordem da fiação de internet e de telefone aqui nos postes da Barão de Melgaço. Então, hoje estamos aqui com a Energisa, com as operadoras de telefonia e os provedores de internet para minimizar os impactos dessa desordem da fiação nos postes”, afirmou.
O vendedor ambulante Leônidas Tavares, que trabalha na região, relatou os transtornos provocados pelos fios soltos e avaliou que a retirada deve aumentar a segurança de comerciantes e pedestres. “Esse dia caiu um fio na pet shop aqui e o comércio parou, porque não tinha como entrar para deixar os cachorros. Precisaram cortar o fio para conseguir entrar. Com a retirada desse excesso de fiação, vai ficar muito bom”, contou. O supervisor de Uso Mútuo, Ricardo Dourado, destacou que a regularização também tem como objetivo reduzir riscos à população. “Cada cabo de telecomunicação irregular ou em desuso retirado dos postes representa menos um risco para a população. Nosso objetivo é garantir uma ocupação organizada, segura e dentro das normas”, explicou.
A Prefeitura orienta que consumidores e comerciantes que tiverem serviços de telefonia ou internet interrompidos durante a operação procurem o Procon Municipal pelo WhatsApp (65) 3324-9680. A população também não deve cortar ou manusear fios soltos ou caídos em vias públicas, mesmo que aparentem estar sem energia. Em caso de irregularidades, a Energisa pode ser acionada pelo aplicativo Energisa On, pelo telefone 0800 6464 196 ou pelo WhatsApp (65) 99999-7974. Denúncias sobre emaranhados de fios e outras irregularidades podem ser registradas no Portal Sorp.


