Sete motoristas foram presos por dirigir embriagados em Cuiabá. Além das prisões, dois veículos foram removidos e 47 carteiras de habilitação foram recolhidas. Ao todo, foram 80 Autos de Infração de Trânsito (AIT’s). Das 47 habilitações recolhidas, 28 foram pelo art. 277, quando o condutor se recusa a fazer o teste do bafômetro.
A operação Lei Seca começou às 23 horas da sexta-feira (20) e seguiu até a madrugada de sábado (21), na Avenida Isaac Póvoas, no centro da Capital. O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada da Sesp, major PM Rafael Dias Guimarães, disse que as operações vão continuar acontecendo em Cuiabá e Várzea Grande. “É fundamental dar continuidade na política de integração para reduzir índices de mortes e acidentes no trânsito”.
A multa para o motorista que é flagrado dirigindo embriagado é de R$ 1.915,40. No momento do teste do bafômetro o condutor que tiver índice de álcool no sangue superior a 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido será preso, pagará multa, terá a CNH suspensa e responderá por crime. A pena é de detenção de seis meses a três anos. Quando a quantidade de álcool for abaixo de 0,33mg/l, o condutor é autuado, tem CNH retida e paga multa.
Participaram das ações da Lei Seca as forças de segurança da Sesp (Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Politec e Detran), Ministério Público do Estado, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Batalhão de Trânsito e Delegacia de Trânsito.