Imagem Ilustrativa
Três motoristas foram autuados na madrugada de quarta (03) para quinta-feira (04) por dirigirem sob efeito de álcool. A sexta edição da operação Lei Seca foi montada na Avenida Getúlio Vargas, em Cuiabá, e realizou 73 testes de alcoolemia, notificou 23 condutores de veículos, apreendeu 12 carteiras de habilitação, dois veículos e três documentos de carros.
Por mais de quatro horas, policiais do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BTPM), da Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB) e outros parceiros, fizeram abordagens preventivas para redução de acidentes de trânsito no feriado prolongado.
A operação Lei Seca, realizada pela Segurança Pública estadual juntamente com parceiros como o Ministério Público, também notificou cinco motoristas que se negaram a fazer o teste do bafômetro e nove condutores por dirigirem com teor de álcool em quantidade abaixo do criminal.
O delegado da Deletran, Jefferson Dias, acredita que o trabalho está no caminho certo e que a união das instituições é muito importante no processo de conscientização dos motoristas para que se possa alcançar índices maiores de diminuição de mortes no trânsito.
"Volto a frisar que a importância desse trabalho é a conscientização para não dirigir sob efeito de álcool e possamos assim diminuir os números de acidentes com mortes", destacou Dias.
A operação empregou o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), da Secretaria de Estado de Segurança Pública e uma viatura móvel da Deletran, além dos equipamentos e viaturas dos órgãos envolvidos na ação.
A promotora de Justiça, Márcia Furlan, é uma das autoridades presente nas fiscalizações juntamente com os representantes dos órgãos envolvidos na operação.
Legislação
O Código de Trânsito Brasileiro prevê que qualquer concentração de álcool por litro de sangue ou por litro de ar alveolar sujeita o condutor às penalidades previstas no artigo 165 e medidas administrativas como recolhimento da carteira ou retenção do veículo.
Para os motoristas autuados administrativamente a multa aplicada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) é R$ 1.915,00. Os motoristas presos em flagrante, além da multa, terão que pagar fiança arbitrada na Delegacia, e depois colocados em liberdade.
Com assessoria