Nacional

Operação investiga compra de testes contra covid-19 superfaturados

O Ministério Público do Distrito Federal (MP-DF) deflagrou uma operação na manhã desta quinta-feira (2) para investigar as compras de testes contra coronavírus em sete estados do país, além do Distrito Federal.

De acordo com informações da GloboNews, a operação, chamada de Falso Negativo, cumpre dezenas de mandados de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Bahia e São Paulo, para investigar se houve superfaturamento na compra dos testes para detectar o vírus e se os produtos adquiridos foram de baixa qualidade.

Ainda segundo a emissora, os possíveis crimes investigados são de fraude a licitação, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

São investigados desde servidores públicos a empresas fornecedoras dos testes.

O portal G1 diz que, segundo investigadores, a suspeita é que servidores da Secretaria de Saúde do DF tenham fraudado licitações para comprar testes contra o coronavírus com preços superfaturados e sem licitação. Como resultado, teria acontecido troca de marcas de testes por de menor qualidade, dificultando a detecção da covid-19 nos pacientes.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus