Cidades

Operação fiscaliza transportadores de resíduos e combate descarte ilegal na Capital

Uma operação integrada entre a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Secretaria de Ordem Pública (SORP), e Polícia Militar resultou na abordagem de 14 caminhões transportadores de resíduos de construção civil e resíduos volumosos. A fiscalização foi realizada na quinta-feira (16) e sexta-feira (17), nas regiões Leste, Norte e Sul.  

A ação teve como objetivo supervisionar o trabalho dos chamados “bota-fora”. Do total abordado, 11 veículos foram conduzidos para os locais adequados de descarte, dois foram apreendidos e podem ser liberados após pagamento de multa, e apenas um seguia o procedimento correto de despejo dos materiais e não sofreu qualquer tipo de penalidade.

“Esse é um trabalho que, desde o início deste ano, estamos intensificando, com o intuito de combater o descarte ilegal de resíduos. Semanalmente, fazemos a limpeza de dezenas de bolsões de lixo, que surgem a partir dessas ações que desrespeitam e prejudicam nosso meio ambiente”, comenta o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.

Nesta semana, a equipe volante realizou a fiscalização em áreas localizadas em bairros como Tijucal, Três Barras, Recanto dos Pássaros, Jardim Imperial, Jardim Buriti, Vista Alegre, Boa Esperança, entre outros. Todos esses locais são mapeados pela Limpurb como rotas utilizadas para bolsões de lixo.

A população cuiabana também pode ajudar a Limpurb a combater esse tipo de irregularidade. Para isso, a empresa pública disponibiliza o Disque Denúncia, possibilitando que, por meio do WhatsApp (65) 99331-7826, o cidadão possa acionar a equipe de fiscalização volante. O atendimento virtual é feito de segunda a sexta-feira, em horário comercial. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.