Cidades

Operação destrói carvoarias ilegais em Mato Grosso

Dando continuidade ao trabalho de combate ao desmatamento ilegal no município de Itiquira, distante 357 Km de Cuiabá, a Polícia Ambiental, atendendo a requisição do Ministério Público, destruiu esta semana dois novos fornos ilegais no Assentamento Tio Elias.

Já haviam sido destruídos diversos fornos em outubro do ano passado e, após serem reconstruídos, alguns fornos foram colocados novamente em atividade. Essa foi a terceira operação realizada em um ano pelo Ministério Público com a Polícia Militar de Proteção Ambiental visando a destruição de carvoarias ilegais na região. Conforme boletim de ocorrência realizado pela PM, quatro propriedades foram fiscalizadas esta semana.

Os proprietários não foram encontrados nos imóveis durante a operação, mas serão multados e responderão pelo crime ambiental.O promotor de Justiça Claudio Ângelo Correa Gonzaga explica que o Ministério Público também está investigando os responsáveis por sustentarem a atividade atuando como distribuidores do carvão de origem ilegal.

“Embora da primeira vez as carvoarias ilegais tenha funcionado continuamente por muitos anos, atualmente, por meio de alertas de pequenos desmatamentos, inferiores a um décimo de um hectare, e, ainda, por informações da população, nós identificamos a tentativa de retomar as atividades de carvoarias ilegais poucos dias após a reconstrução dos fornos, que foram novamente destruídos. Estamos trabalhando agora para identificar os responsáveis pela aquisição e distribuição desse produto nos comércios da região, para que possam responder pelos danos causados ao meio ambiente”, afirmou.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.