O Secretário de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (SESP-MT), Mauro Zaque de Jesus, realizou uma coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (11) para apresentar o planejamento operacional da pasta para os dias de carnaval.
No total serão deslocados 1.836 agentes em todo o Estado para atender as demandas de segurança pública entre a sexta-feira (13) e a quarta-feira de cinzas (18).
Zaque ponderou que a programação especial é necessária pois o carnaval é um período “crítico”, o que justifica a necessidade de um trabalho integrado das polícias civil, militar, bombeiros, detran e politec.
“A operação possui o viés da prevenção, dos riscos da combinação álcool e direção e o viés repressivo. Esse período merece um reforço”, diz ele.
Questionado se a greve dos escrivães poderia prejudicar a operação especial da SESP, o secretário afirmou que ela “não irá atrapalhar”, uma vez que as vagas dos servidores que cruzaram os braços foram “supridas”.
“[A greve] não irá atrapalhar. Planejamos para evitar que qualquer interferência alheia possa prejudicar”.
O Detran já deu início a uma campanha educativa para evitar acidentes de trânsito, em especial aqueles causados por ingestão de bebidas alcoólicas. “Nossa campanha é educativa e teremos blitzes nos dias 14 e 15 de fevereiro. Também instalamos carros envolvidos em acidentes em 40 pontos de todo o Estado, com o objetivo de conscientizar sobre os perigos de uma direção irresponsável”, afirmou o presidente do Detran, Rogers Jarbas.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Zaqueu Barbosa, disponibilizará 1.420 policiais para atuarem durante os quatro dias de festa e manda um recado aos foliões. “Aquelas pessoas que vão para se divertir, podem ir com tranquilidade porque a PM vai estar lá. Evitem carregar bens materiais, como câmeras fotográficas. Evitem lugares ermos, em que não haja aglomeração de pessoas. Não dirijam quando estiverem usando bebida alcoólica e usem nossos canais de denúncias, em casos de necessidade”.
Atualizada 12h50min.