A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (6), a Operação Fake News 3, para cumprir ordens judiciais referentes a investigações de crimes como calúnia majorada, perseguição majorada e associação criminosa, tendo como alvos a honra e a imagem autoridades públicas do estado.
Os trabalhos da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) apuraram condutas reiteradas dos investigados consistentes em veiculação de informações, sabidamente falsas, em sites, bem como grupos de aplicativos de mensagens, em verdadeira indústria de desinformação.
Desde 2021, diversos procedimentos policiais foram instaurados pela DRCI, com envolvimento dos mesmos investigados, notadamente esforçados em desabonar a imagem de agentes públicos e políticos.
Um dos alvos investigados já ostenta condenação pela 10ª Vara Criminal da Capital por crime contra a honra, figurando como vítima um senador da República. Durante as primeiras investigações, ainda em 2021, dois dos investigados foram indiciados por crimes de calúnia e difamação majoradas e associação criminosa.
Nesta terceira fase da operação, as investigações iniciaram em setembro de 2023, ensejando diligências investigativas e análises técnicas, com representação por três mandados de busca e apreensão, que foram deferidos pelas Justiça e cumpridos, nesta terça-feira, junto a outras ordens judiciais no contexto da investigação em andamento.