Agentes da Polícia Judiciária Civil (PJC) estão cumprindo mandados de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento em um esquema de abuso sexual de menores e pornografia infantil em Mato Grosso. Outros nove estados brasileiros e quatro países (Estados Unidos, Panamá, Paraguai e Argentina) também são alvos da força tarefa.
Ao todo, a 7º fase da Operação ‘Luz na Infância’, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), expediu 137 ordens judiciais. No entanto, as cidades nas quais os mandados estão sendo cumpridos não foram divulgadas pelas autoridades.
27 pessoas foram presas em flagrante na operação.
No Brasil, a pena para quem armazena conteúdos sexuais envolvendo menores de idade varia de um a quatro anos de prisão, de três a seis anos pelo compartilhamento e de quatro a oito anos de prisão pela produção de conteúdo relacionado aos crimes de exploração sexual.
A força tarefa conta com a colaboração da Embaixada dos EUA no Brasil, por meio da Adidância da Polícia de Imigração e Alfândega, em Brasília. Nos Estados Unidos, as medidas estão sendo cumpridas pelos escritórios da HSI nas cidades de Knoxville, Nashville, Dallas, Raleigh e Pittsburgh.