A Polícia Rodoviária Federal e Receita Federal deflagraram nesta quarta-feira (13) uma operação de combate ao contrabando de comércio de cigarros eletrônicos, os chamados vapes e pods. A ação foi realizada no Shopping Popular, em Cuiabá. Mais de R$ 2 milhões em mercadorias foram apreendidos.
Os cigarros eletrônicos e seus acessórios são proibidos no Brasil desde 2009. Na última semana, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu manter a restrição após analisar os impactos à saúde.
Apesar da proibição, o consumo do ítem tem crescido cada vez mais principalmente entre a população mais jovem. Pesquisas apontam que os usuários podem desenvolver quadros de infecções secundárias, como pneumonias e infecções brônquicas.
De acordo com a assessoria da PRF, foram confiscados 90 volumes avaliados em aproximadamente R$ 2 milhões. Todos os itens confiscados tinham sua circulação proibida em território nacional.
O crime de contrabando está previsto no Código Penal Brasileiro e a pena pode chegar a 5 anos de reclusão. “Os responsáveis serão representados para fins penais pelo Ministério Público”, disse comunicado da Polícia Rodoviária Federal.