O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, anuncia nesta sexta-feira (6) que irá estabelecer um fundo para ajudar a financiar urgências no combate ao zika vírus.
O dinheiro será utilizado para auxiliar países a implementarem seus planos nacionais para responder à epidemia de zika vírus "e lidar com os desafios sociais e econômicos mais amplos pela frente", diz a ONU em comunicado oficial.
O vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo vetor da dengue e febre chikungunua. Na maioria dos casos, o zika causa apenas sintomas leves, como febre e manchas vermelhas no corpo, mas em 2015 médicos registraram no País um dramático aumento no número de bebês nascidos com microcefalia – quando o perímetro cefálico nasce menor que o normal – e outras malformações neurológicas, de mães que haviam contraído o zika na gravidez.
Desde janeiro do ano passado, a ONU diz que 61 países e territórios registraram transmissão local do vírus. Segundo a entidade, há "uma alta sem precedentes" nos casos de microcefalia em bebês.
Fonte: iG