Cidades

Ônibus Lilás oferece atendimentos para mulheres de comunidades de Porto Esperidião e Barra do Garças

Ônibus Lilás, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), continua percorrendo diversos municípios do Estado de Mato Grosso. A ação, que faz parte do Programa Ser Mulher, visa fortalecer o combate à violência contra as mulheres, causa defendida pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes.

Na manhã dessa quinta-feira (12.11), as mulheres que residem na comunidade Vila Pedro Neca, localizada no município de Porto Esperidião (323 km de Cuiabá), receberam as atividades do Ônibus Lilás. Na sexta-feira (13), o ônibus visitará a comunidade Porto. Outras comunidades como Vila Cardoso e Vila Picada também receberam as atividades nesta semana.

A unidade móvel de atendimento itinerante leva serviços de orientação, acolhimento e prevenção da violência contra a mulher às localidades mais distantes, como assentamentos, aldeias indígenas, comunidades rurais e quilombolas.

Já entre os dias 24 e 27 de novembro, a iniciativa será realizada no município de Barra do Garças (520 km de Cuiabá). No primeiro dia o ônibus irá passar em duas comunidades, no período da manhã no Vale do Sonho e a tarde em Indianópolis.

A iniciativa é realizada pelo Núcleo Estadual de Política Para Mulheres em parceria com o Centro de Referência em Direitos Humanos de Cáceres, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoa (Netrap).

No dia 25 de novembro (quarta-feira) o veículo segue para o assentamento Serra Verde e depois para a comunidade Voadeira. Nos dias 26 e 27 (quinta e sexta-feira) os atendimentos serão prestados nos assentamentos Passa Vinte e Wilmar Peres respectivamente.

No começo do mês o município de Cáceres (215 km de Cuiabá) também recebeu os serviços do Ônibus Lilás. Entre as comunidades visitadas estiveram: Caramujo, Limão, Vila Aparecida e Vila Sadia.

A secretária da Setasc, Rosamaria Carvalho, ressalta que a primeira-dama tem se dedicado ao combate à violência feminina e que ações como a do Ônibus Lilás contribuem para a garantia dos direitos das mulheres.

"A prova disso é a implantação da primeira delegacia 24 horas de atendimento à violência doméstica e familiar, em Cuiabá, que na inauguração contou com a presença da primeira-dama Michele Bolsonaro", disse.

Além disso, outra importante iniciativa do Ser Mulher,  é o pagamento de auxílio às mulheres vítimas de violência doméstica por meio de aporte financeiro de até um salário mínimo, exclusivo para o pagamento de aluguel, por um período máximo de seis meses.

A assistente social da Setasc, Fátima Vieira do Prado, que tem conduzido as visitas, destacou a importância de políticas públicas efetivas para o processo de enfrentamento da violência contra a mulher.

“Estamos buscando sensibilizar e orientar as mulheres que sofrem algum tipo de violência. Em cada lugar que visitamos sempre tem uma vítima, então alertar essas mulheres com informações tem sido o melhor caminho para combater tal crime”.

Fátima salientou ainda a relevância da atuação em conjunto com Netrap, devido os municípios estarem localizados em regiões de fronteira. “Dados apontam o alto índice de tráfico de pessoas nesses municípios. Ações como essas visam o combate do tráfico para fins de exploração sexual de mulheres”, completou.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.