Três empresas de transporte coletivo começaram a circular na tarde desta segunda-feira (10) em Cuiabá e Várzea Grande após negociação de empresários com representantes sindicais trabalhistas. Conforme a MTU (Associação Mato-grossense dos Transportes Urbanos), as frotas das empresas Caribus (50 carros), Integração (72) e União Intermunicipal (70) começaram a sair das garagens por volta das 13h.
A Pantanal Transportes, que corresponde a cerca de 40% do total dos veículos, ainda está em negociação com os funcionários. Conforme secretaria de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo, uma assembleia deve ocorrer até o fim da tarde, com funcionários da Pantanal, para decidir a situação da paralisação.
Ainda conforme o sindicato, os funcionários da empresas que aceitaram retomar os trabalhos devem receber o salário em duas partes, hoje e amanhã (11). A proposta inicial da Pantanal é quitar o salário na quarta-feira (12), mas a data recusada.
Em nota divulgada pela Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) de Cuiabá, há informação de que as empresas se comprometeram a pagar salários até a próxima quarta com a condição de que os serviços sejam retomados ao longo da tarde de hoje.
A prefeitura intermediou duas reuniões com entre empresários e sindicatos trabalhistas com a participação do secretário Antenor Figueiredo.