Mais um ônibus coletivo foi incendiado em Blumenau, no Vale do Itajaí, no início da manhã desta terça-feira (7). Segundo a Polícia Militar (PM), criminosos entraram no veículo perto do ponto final, mandaram todos os passageiros descer e atearam fogo. Conforme o Corpo de Bombeiros de Blumenau, a ocorrência foi perto de 6h10 no bairro da Velha. O último relatório da PM, das 19h de segunda-feira (6), aponta para 90 ataques em Santa Catarina desde 26 de setembro. Com este ataque, o número deve aumentar.
Segundo a PM, dois homens encapuzados, um deles armado, renderam o motorista e mandaram todos descerem no ponto final do itinerário. Não há informações sobre a quantidade de passageiros no veículo.Após todos descerem, os criminosos incendiaram o ônibus e fugiram. A PM de Blumenau acredita que a ocorrência possa estar relacionada à terceira onda de atentados em Santa Catarina ou ter sido causada por oportunistas se aproveitando dessa situação. O relatório com os crimes ligados à onda de violência ainda não havia sido divulgado pela Polícia até a publicação desta reportagem.
3ª onda de ataques em SC
Os ataques no estado começaram no dia 26 de setembro. Pelo menos oito bases policiais e cinco viaturas foram alvo, 23 casas de agentes de segurança já foram atacadas, além de quatro veículos particulares de agentes públicos. Do lado civil, foram 16 veículos particulares atacados, 39 ônibus foram incendiados, houve um ataque a uma casa particular e a um posto de combustível. Confira a cronologia dos ataques.
Esta terceira onda de ataques, segundo a polícia, é coordenada pela mesma facção criminosa das duas anteriores. Em fevereiro de 2013, 37 homens, que estavam detidos em unidades prisionais catarinenses foram transferidos para o Rio Grande do Norte e três para Porto Velho. Eles foram movidos na intenção de desarticular a facção criminosa que estava em atuação na segunda onda criminosa, entre 30 janeiro e 3 de março daquele ano. Nesse período, ocorreram 114 atentados em 37 cidades catarinenses, segundo a PM. Antes, em 2012, ocorreu a primeira onda de atentados no estado, com 63 alvos de 12 a 18 de novembro.
G1