Nacional

Onda de calor eleva temperaturas na região central do Brasil; máximas chegam a 40ºC

Uma onda de calor atinge, até quarta-feira (14), parte das regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de máximas em torno de 40°C em áreas dos estados do Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e em todo o Distrito Federal.

Segundo o Inmet, as altas temperaturas são provocadas a partir da formação de uma massa de ar seco associada à falta de chuva, cenário comum nesta época do ano na área central do Brasil.

Além disso, segundo os especialistas, conforme os dias sem chuva se prolongam, a massa de ar seco se intensifica. A chegada da primavera, na segunda quinzena de setembro, também contribui para as temperaturas elevadas.

A partir de quinta-feira (15), há uma pequena possibilidade de chuva nas localidades mais afetadas pelo calor na área central do país, o que vai amenizar as temperaturas, apesar de permanecer abafado. A chuva age como um termorregulador da atmosfera, já que as nuvens formam uma espécie de barreira do calor.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus