O Comitê Organizador da Olimpíada do Rio-2016 já decidiu que haverá meia-entrada para estudantes nos ingressos para as competições. O formato em que será dado o desconto e o número de bilhetes disponíveis nesta modalidade ainda serão definidos. Isso porque há uma discussão sobre legislações estaduais relacionadas aos grandes eventos.
Explica-se: uma lei estadual do Rio de Janeiro de 2012 para a Copa-2014 estabeleceu que não havia obrigação do desconto de meia-entrada, ou qualquer gratuidade para torcedores. Essa legislação estendeu o benefício aos organizadores da Olimpíada. Ou seja, na cidade olímpica, não há obrigação nenhum de dar o benefício.
Há cerca de 15 dias, o comitê divulgou os preços dos ingressos para os Jogos, mas disse que a aplicação da metade do valor ainda estava indefinida. A intenção é ajustar o que é válido para legislações do Rio de Janeiro e de outros Estados onde haverá jogos de futebol, como São Paulo, que tiveram regulações diferentes para a Copa.
As regras de como funcionará a meia-entrada na Olimpíada devem ser divulgadas apenas em novembro, quando todo o sistema de venda será revelado pelo comitê. Ainda não há uma decisão sobre gratuidade.
Apesar de liberada para não aplicar descontos, a Fifa também concedeu a meia-entrada para estudantes e idosos na Copa-2014. E ainda criou um ingresso popular só para brasileiros.
Os bilhetes da Olimpíada variam de R$ 40 a R$ 4.600, preços mais caro da abertura. Haverá 7,5 milhões de ingressos à venda, e a comercialização começa em março.
UOL