Política

Olavo de Carvalho critica ministro Santos Cruz e o compara a Ciro Gomes

O escritor Olavo de Carvalho, considerado um guru do governo Bolsonaro, seguiu criticando o ministro general Carlos Alberto dos Santos Cruz (Secretaria de Governo) neste sábado (04). Mas, nas publicações em seu perfil no Twitter, adotou uma abordagem diferente: comparou-o a Ciro Gomes (PDT), ex-governador do Ceará e candidato a presidente da República em 2018.

Os ataques a Santos Cruz não são uma novidade: mais cedo, uma outra mensagem de Olavo rendeu o comentário do general de que o escritor é “Um desocupado esquizofrênico”. A justaposição com Ciro Gomes, no entanto, é inédita.

Olavo voltou ao Twitter nos últimos dias. No período de 17 a abril a 02 de maio, não publicou na rede social – embora seguisse ativo no Facebook. Voltou à carga na última sexta-feira (03), quando criticou o ministro da Secretaria de Governo.

Vice-líder na Câmara apoia Santos Cruz

O deputado José Medeiros (Podemos-SP), um dos vice-líderes do governo na Câmara dos Deputados, respondeu uma das críticas de Olavo a Santos Cruz neste sábado. Quando o escritor chamou o ministro de “uma b**** engomada”, Medeiros respondeu: “Se eu fosse ele não contribuiria para sua vaquinha”.

A frase do deputado faz referência ao pedido de ajuda feito pelo escritor em 1º de março para ajudar a custear despesas médicas. O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho de Jair Bolsonaro, divulgou a mensagem.

Histórico de ataques

Santos Cruz e o vice-presidente Hamilton Mourão são dois alvos frequentes das críticas de Olavo.

No dia 22 de abril, Mourão disse que o escritor “deve se limitar à função que desempenha bem, que é a de astrólogo”.

O porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros, leu no dia 22 de abril nota do presidente Jair Bolsonaro em que critica os ataques de Olavo aos membros do governo:

“O professor Olavo de Carvalho tem 1 papel considerável na exposição das ideias conservadores que se contrapuseram a mensagem anacrônica cultuada pela esquerda e que tanto mal fez ao nosso país. Entretanto suas recentes declarações contra integrantes dos poderes da República não contribuem para a unicidade de esforços e o consequente atingimento dos objetivos propostos pelo nosso projeto de governo, que visa ao fim e ao cargo o bem-estar da sociedade brasileira e o soerguimento do Brasil no contexto das nações”.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões