Foto André Romeu
Oito pessoas foram presas, pela Polícia Judiciária Civil, no domingo (27.03), na área de garimpo da Serra do Caldeirão, de Pontes e Lacerda (450 km a Oeste).
Os suspeitos vieram dos estados de Minas Gerais e Maranhão e disseram que se conheceram durante a exploração da região de garimpo, que atualmente está sob responsabilidade de uma mineradora. Mesmo com seguranças no local, os garimpeiros entraram na área e estavam no topo da serra, quando a equipe de investigadores chegou.
Segundo a polícia, os garimpeiros continuam tentando explorar o solo, pois sabem que a área é muito rica em minério e que o minério é a fonte de sustento da família.
Os detidos foram conduzidos a Delegacia de Pontes e Lacerda e autuados em flagrante pelo crime de extração ilegal de minério. O delegado, Gilson Silveira do Carmo, arbitrou fiança no valor de R$ 1 mil e após recolhimento do valor, os suspeitos poderão responder pelo crime em liberdade.
HISTÓRICO
A notícia que no município de Pontes e Lacerda abriga em suas terras, grandes pepitas de ouro causou um ‘alvoroço’ nas redes sociais em Outubro de 2015. A região foi chamada "A nova Serra Pelada”. À época, a estimativa é que mais de oito mil pessoas trabalharam na mineração de forma direta e indireta.