Laycer Tomaz – Câmara dos Deputados
Os deputados federais por Mato Grosso tomaram posse neste domingo (01) na Câmara Federal, em Brasília. Entre os oito representantes, metade deles assume o primeiro mandato.
Fábio Garcia (PSB), Adilton Sachetti (PSB), Ságuas Moraes (PT) e Ezequiel Fonseca (PP) começaram seus primeiros mandatos. Já Nilson Leitão (PSDB), Carlos Bezerra (PMDB), Victório Galli (PSC) e Valtenir Pereira (PROS), foram reeleitos.
Entre os novatos, Ezequiel Fonseca é presidente regional do PP e ocupou cargos de vereador, prefeito, presidente de associação, secretário adjunto e deputado estadual.
No primeiro dia de seu mandato, o parlamentar destacou que vai continuar trabalhando pelo desenvolvimento de Mato Grosso, estimulando a economia e o crescimento regional.
“Vou defender os interesses da população de Mato Grosso e, principalmente, buscar recursos e investimentos para o nosso Estado”.
Já o deputado Valtenir Pereira assumiu seu terceiro mandato como deputado federal. O líder regional do PROS aponta que sua experiência ajudará na conquista de recursos para Mato Grosso.
Uma das metas de Valtenir para este mandato que inicia é a apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) com mudanças no Inquérito policial.
Eleição do presidente
Os parlamentares mato-grossenses também participaram da votação que deu ao deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) a vitória como presidente da Câmara dos Deputados.
Ele teve o voto de 267 dos 513 deputados e derrotou os outros três concorrentes: o candidato do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP), que teve 136 votos, Júlio Delgado (PSB-MG), que teve 100 votos, e Chico Alencar (PSOL-RJ), que teve 8. Foram registrados dois votos em branco.