A disputa a prefeito de Cuiabá neste ano terá oito candidatos. Os nomes foram definidos pelos partidos até a noite desta quarta-feira (16), último dia do prazo para a realização das convenções.
Agora, os partidos terão 10 dias para o registro das candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).
Tiveram as candidaturas lançadas Abílio Júnior (Podemos), Aécio Rodrigues (PSL), Emanuel Pinheiro (MDB), Gilberto Lopes (PSOL), Gisela Simona (PROS), Julier Sebastião (PT), Paulo Henrique Grando (Novo) e Roberto França (Patriotas).
As candidaturas ainda dependem de confirmação da Justiça Eleitoral.
Além de prefeitos, os eleitores vão às urnas para eleger vereadores e um senador que vai ocupar a vaga aberta com a cassação de Selma Arruda pela Justiça Eleitoral, no ano passado.
O primeiro turno das eleições será 15 de novembro e, nas cidades que precisarem, o segundo turno no dia 29 de novembro.
Abílio Júnior – Podemos
O vereador Abílio Junior (Podemos) foi oficializado candidato a prefeito de Cuiabá nessa terça-feira (15), durante convenção. O vice da chapa é o também vereador, Felipe Wellaton (Cidadania).
A convenção foi realizada à noite no Hotel Fazenda Mato Grosso, na capital, e teve a presença de cerca de 200 pessoas, segundo a assessoria, entre elas o deputado federal José Medeiros (Podemos), o vereador Wilson Kero Kero, que é presidente municipal do partido, e a senadora cassada Selma Arruda. As pessoas usavam máscara.
Abílio tem 36 anos, é cuiabano e é formado em arquitetura e urbanismo. Essa é a primeira vez que ele disputava a vaga.
Aécio Rodrigues – PSL
O PSL lançou a candidatura de Aécio Rodrigues a prefeito de Cuiabá, nessa quarta-feira. O vice da chapa será o professor Luiz Antônio de Carvalho, do PRTB, que já tinha sido oficializado candidato a prefeito em convenção realizada pelo partido no início do mês.
Aécio é presidente do diretório estadual do PSL. Ele é advogado.
Nascido em Cuiabá, Luiz Antônio tem 46 anos e, além de professor, é empresário, bacharel em direito, administração, especialista em políticas e estratégias para o setor público e faz mestrado em administração.
Luiz foi servidor público do estado. Ocupou o cargo de gestor governamental entre 2002 e 2015.
Emanuel Pinheiro – MDB
O diretório do MDB lançou nessa terça-feira (15) a candidatura do prefeito Emanuel Pinheiro à reeleição, numa coligação com o PP, PTB, PL, PV, PSDB, PTC, PMB, SD, Republicanos, PSB e PCdoB. O nome do vice ainda deve ser definido.
Emanuel Pinheiro não compareceu à convenção.
Eleito em 2016 para o cargo de prefeito da capital, Emanuel tem 55 anos e é bacharel em direito e deu aula de direito constitucional em uma universidade da capital.
Ele entrou na política aos 23 anos quando foi eleito vereador por Cuiabá.
Em 1994, foi eleito deputado estadual e, em 1998, foi reeleito para cargo.
Em 2005, foi secretário municipal de Trânsito e Transportes Urbanos de Cuiabá. Em 2010 e 2014 foi eleito para o cargo de deputado estadual.
Essa é a terceira vez que ele participa da disputa.
Gilberto Lopes – PSOL
O PSOL lançou na noite dessa terça feira o nome do servidor público Gilberto Lopes Filho como candidato à Prefeitura de Cuiabá. A vice dele será Itei Silva Daltro. A convenção foi virtual.
Gilberto Lopes tem 57 anos e é formado em administração pela UFMT, pós-graduado em gestão em saúde pública e gestão de pessoas, também pela UFMT.
Atualmente, trabalha na Secretaria Estadual de Saúde.
Já foi candidato a senador em 2014 e 2018 e é membro do diretório estadual do PSOL em Mato Grosso.
Ele nasceu em Tesouro (MT) e mora no estado há 50 anos.
O PSOL não fez aliança com outros partidos nesta eleição.
Gisela Simona – PROS
A advogada Gisela Simona à Prefeitura de Cuiabá, foi lançada candidata a prefeita pelo diretório do Partido Republicano da Ordem Social (Pros), em convenção realizada no sábado (12). O vice da chapa é o maestro Fabrício Carvalho, do PDT.
A convenção ocorreu no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. Em virtude de risco sanitário por causa da pandemia da Covid-19, a convenção também foi realizada por meio virtual.
Gisela é cuiabana, advogada formada pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). Especialista em direito do consumidor, ela esteve à frente da Superintendência do Procon estadual entre os anos de 2008 a 2017.
Em 2018, participou de sua primeira eleição para deputada federal e teve 50.682 votos.
Julier Sebastião – PT
O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou a candidatura a prefeito da capital do ex-juiz federal Julier Sebastião, que hoje atua como advogado. A sigla optou por chapa pura, sem coligações com outros partidos.
A vice da chapa é a professora da UFMT Vera Bertolini.
A convenção foi realizada na sede do diretório em Cuiabá, com a participação de dirigentes e membros do partido, entre eles do deputado estadual Valdir Barranco, que foi lançado candidato a senador.
O advogado é sócio em um escritório de advocacia. Tem graduação em ciências penais e foi diretor de foro na Justiça Federal em Mato Grosso.
Ele deixou a magistratura após 19 anos, em abril de 2014, para ingressar na política.
Paulo Henrique Grando – NOVO
A convenção partidária do Partido Novo, realizada no dia 1º deste mês, oficializou a candidatura de Paulo Henrique Grando a prefeito de Cuiabá.
O partido também lançou como Alvani Manoel Laurindo como vice-prefeito.
A convenção foi feita pela internet. O partido não fez coligação com outras legendas.
Paulo Grando, de 45 anos, é formado em administração pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
O candidato nasceu em Barra do Garças e mora em Cuiabá há 30 anos.
Roberto França – Patriotas
O nome do apresentador de TV Roberto França foi definido pelo Patriotas como candidato a prefeito de Cuiabá, nessa terça-feira (15), em convenção realizada em um estacionamento da capital.
O vice dela será o vereador de Cuiabá, Marcelo Bussiki, do DEM.
Roberto França é cuiabano, tem 71 anos, é radialista, além de apresentador de TV.
França foi prefeito de Cuiabá por dois mandatos e também foi deputado estadual. Ele foi eleito prefeito em 1996 e reeleito em 2000.