Foto: Andréa Lobo / Arquivo CMT
Mais uma vez Cuiabá ganhou os noticiários nacionais com uma matéria negativa, desta vez, o Jornal Nacional (Rede Globo) denunciou que as obras paradas do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) estão servindo de criadouro do mosquito da dengue. A reportagem foi ao ar nessa quarta-feira (22) e também alertou que a capital mato-grossense é uma das cidades com maior incidência da doença no país.
Conforme trecho da reportagem “o problema se repete nos trilhos do VLT, tipo de trem de superfície, mas que, lá, nunca saiu do lugar. São 22 quilômetros de lixo acumulado no canteiro de obras. E o resultado…”.
Outro lado
Na matéria o Centro de Controle de Zoonoses informou que já notificou o governo do estado sobre o perigo de tanta água parada nas obras. "Nós vamos estar providenciando tomar áreas de providências. Nós estamos passando por uma reforma também. Então, isso vai estar justificando que se faça a eliminação desse criadouro", disse Alessandra Carvalho, coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses.
A Secretaria das Cidades de Mato Grosso informou que vai tomar providências para que as obras sejam acompanhadas por profissionais de saúde.
‘Micos nacionais’
Cuiabá neste mês já ganhou os noticiários brasileiros durante a greve de médicos na capital. Mais recentemente o homem que foi enviado vivo para o necrotério, foi publicado em ao menos cinco sites nacionais de grande circulação.
O abandono da Arena Pantanal, exibida em abril, também foi uma denúncia da Rede Globo. Em fevereiro o ex-deputado José Geraldo Riva foi alvo da matéria do Fantástico, que de certa forma culminou em sua prisão dois dias depois.