Cidades

Obras no Aeroporto são retomadas e devem ser entregues até março

Após 17 meses de atraso, as obras no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande serão retomadas pelo consórcio responsável pela demanda. A reforma no local foram reiniciadas na manhã desta segunda-feira (19). Os trabalhos de retomada dos serviços foram acompanhados pelo secretário de Estado das Cidades (Secid), Eduardo Chiletto. No local, além de representantes do consórcio Marechal Rondon, responsável pela obra, também estiveram presentes membros da Infraero. 

Orçada em R$ 83,4 milhões, a obra teve início em dezembro de 2012 e deveria ter sido entregue à população em março do ano passado. Para o secretário o reinício das obras do Aeroporto irá melhorar o trafego no local. “O Estado repactuou com o Consórcio um novo cronograma físico-financeiro referente à obra. Conforme andamento dos trabalhados, o Consórcio anunciou que conta com expectativa de entregar ao Estado, até o mês de março de 2016”, explicou.

Ele ainda destacou que, além das interferências já previstas no contrato, as inconsistências apontadas pelo Ministério Público Federal, em relatórios elaborados ainda no ano de 2014, também serão ajustadas no decorrer da construção. “É importante destacar que nós só irermos receber a obra 100% finalizada. A população mato-grossense merece que estas estruturas sejam conclusas e entregues com a devida qualidade”, afirmou Chiletto.

Além disso, o local passará por reformas nos climatizadores e na mobilidade. “Em poucos meses poderemos já comece a entregar um espaço um pouco melhor para a população. Pois de cara teremos que arrumar os condicionadores de ar e as vias de acesso para o transeunte poder passar com tranquilidade. Temos que dar condições de uso melhores para o usuário e depois 'atacar' com as obras do aeroporto”, concluiu Chiletto.

A obra do Aeroporto Marechal Rondon também será objeto de Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) entre o Estado e o Tribunal de Contas de Mato Grosso. A expectativa é de que o documento seja assinado nos próximos 15 dias, juntamente com outros 13 contratos referentes às obras da Copa do Mundo.

Obra

Até o momento, R$ 60,7 milhões já foram pagos ao Consórcio Marechal Rondon, formado pelas empresas Engeglobal Construções, Farol Empreendimentos e Participações e Multimetal Engenharia de Estruturas.

Conforme o contrato 065/2012, além da construção do terminal de passageiros, fazem parte da obra a instalação de pontes de embarque, reforma e adequação de vias de serviço, nova sinalização horizontal do pátio de aeronaves, assim como a reforma, adequação e ampliação do sistema rodoviário interno do aeroporto. Também está prevista a construção da Central de Utilidades, de nova área de equipamentos de rampa, ampliação dos sistemas de infraestrutura básica e ainda a construção do estacionamento do novo prédio administrativo da Infraero. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.