Confiante no desempenho dos trabalhos Silval, acompanhado de secretários de Estado revelou que as primeiras três inaugurações da copa acontecerão ainda neste mês de outubro. Dia 29 a abertura da ligação da avenida Beira Rio à rua Antônio Dorileo, por meio de uma ponte sobre o Rio Coxipó (bairro Coophema) e a pavimentação asfáltica da Avenida Camboriú reforçarão o tráfego e ampliarão a mobilidade na região sul da capital.
No dia 31, será a vez de inaugurar a ponte da rua dos Eucalíptos, também sobre o Rio Coxipó que interligará a avenida Arquimedes Pereira Lima (estrada do Moinho) ao bairro Jardim das Palmeiras, o que vai aliviar o fluxo de veículo na avenida Fernando Correa da Costa. No mesmo dia será inaugurada a duplicação da avenida Juliano Costa Marques, que conecta a avenida Rubens de Mendonça à avenida Dante de Oliveira (no Bairro Bela Vista). Foram duplicados 1,5 km de pista, o que dobrou a capacidade de tráfego sobre a via.
Para o mês de novembro estão previstas as inaugurações de sete grandes obras, entre elas a duplicação da rodovia Mario Andreazza com a construção de mais uma ponte sobre o Rio Cuiabá, ligando Cuiabá à Várzea Grande, nas proximidades da estrada da Guarita. A ponte irá dobrar a capacidade de tráfego. "Se antes a via suportava 1,5 mil veículos por hora, a partir de novembro terá a capacidade aumentada para 3,6 mil veículos/hora". Na mesma região, o Governo do Estado entregará a trincheira Mário Andreazza, no cruzamento das avenidas Miguel Sutil e Cyríaco Cândia – entre os bairros Santa Isabel e Cidade Verde.
O cronograma de inaugurações também prevê a entrega de 4 viadutos em novembro que vão dar mais fluidez ao trânsito das avenidas Miguel Sutil, Rubens de Mendonça e Fernando Correa e desafogar o sufoco do tráfeco que o cuiabano vive hoje. Serão o Viaduto da Sefaz, localizado em uma região que recebe veículos do Centro, do bairro CPA e de quem trabalha no Centro Político Administrativo. O Viaduto do Despraiado, o da viaduto da UFMT, construído sobre um cruzamento que formava um gargalo na entrada da universidade e o Viaduto no Trevo da MT-040 .
Trabalhos paralelos – Muito trabalho está por trás das obras que serão inauguradas nas próximas semanas, lembrou o governador Silval Barbosa. Exemplo disso é a troca de “100% do sistema de drenagem da avenida Miguel Sutil”. Também vai ter mudanças nas adutoras da rede de abastecimento de água, na rede de elétrica, no sistema de coleta de esgoto e no sistema de telefonia e fibra ótica.
O governador destacou ainda a construção do Centro de Comando e Controle, que concentrará todas as ações de segurança e está com as obras na fase final. Neste quadro, Silval acrescentou os investimentos realizados no Estado para a melhoria da internet móvel (rede 4G), além das três novas subestações de energia na Região Metropolitana e da ampliação da rede hoteleira com as obras de 11 novos empreendimentos. “Propusemo-nos a fazer grandes transformações na Região Metropolitana e estamos fazendo. Cuiabá será uma das cidades mais modernas do país”, comemorou.
Assessoria