Esportes

Obra do Complexo Viário progride e altera cenário da região do Tijucal

 
Atualmente, 170 homens se dividem entre a construção de uma trincheira e uma nova e moderna rotatória, intervenções que complementam a arquitetura e que ajudarão a dinamizar o trânsito da Capital em um trajeto que apresenta alto índice de conflito viário.
 
 
Sob o viaduto, outra edificação que chama a atenção pela dimensão é a escavação da trincheira que atingiu oito metros de profundidade e 470 m de extensão, dos 740 m previstos. O destaque também fica por conta da evolução dos serviços de drenagem, com 60% da frente iniciada concluída.
 
Em outro trecho, operários finalizam a concretagem de uma das alças da rotatória e se preparam para iniciar o lançamento de vigas sobre o pequeno elevado. Todas as vigas já foram confeccionadas e estão no canteiro.
 
“É notável a evolução dos trabalhos no Complexo Viário do Tijucal e daqui para frente as construções ficarão cada vez mais evidentes”, assegura o secretário adjunto de Infraestrutura e Desapropriações da Secopa, Alysson Sander. O prazo de entrega das obras do complexo é janeiro de 2014.
 
Orçado em R$ 30,1 milhões, o Complexo Viário do Tijucal compõe as seis obras do pacote de Travessia Urbana em execução para melhorar os fluxos de trânsito de Cuiabá e regiões vizinhas. É resultado de um convênio entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Governo do Estado de Mato Grosso, na ordem de R$ 165 milhões.
 
FLUIDEZ
 
Localizado em um dos pontos de Cuiabá onde a evolução do tráfego está fortemente relacionada com as atividades industriais e comerciais da região, o trevo do Tijucal recebe um fluxo de cerca de 10 mil veículos por sentido no horário de pico.
 
Conforme o engenheiro civil da Secopa, Jamir Sampaio, antes da obra ser iniciada havia um “emaranhado” de carros no local, o que ocasionava acidentes de trânsito diariamente.
 
“Uma das dificuldades dessa região sempre foi o fato dos automóveis que vêm da avenida Fernando Corrêa da Costa, Archimedes Pereira Lima e da BR-364 se encontrarem na antiga rotatória e desencadearem uma série de conflitos. Além do congestionamento, era comum ocorrer alguma batida de carro”, explica Sampaio.
 
Assim que os três novos itinerários de trânsito forem concluídos (viaduto, trincheira e rotatória), o acesso a Cuiabá pela BR-364 será revigorado passando a trafegar veículos que chegam pela rodovia até a av. Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho), através da trincheira.
 
Fonte: Assessoria/Secopa
 
Foto: Edson Rodrigues

Redação

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