Hoje iremos explorar mais uma das sete maravilhas de Portugal no termo castelos, já falei sobre o Mosteiro da Batalha e neste artigo falarei sobre a Vila Medieval de Óbidos.
Esta vila é rodiada por muralhas e se situa em Leiria na região central de Portugal com 2 200 habitantes.
Todo o ano ela é muito conhecida por suas mais variádas festas, como Festival do Chocolate no qual as crianças podem fazer o seu próprio chocolate e também observar esculturas de chocolate em tamanho real. As mais famosas cerimônias são a “ Vila Natal ” onde a antiga cidade se transforma em uma linda vila natalina em que o espirito está no ar. Claro que não vou esquecer de falar da mais conhecida, a incrível Festa Medieval de Óbidos, neste festival a cidade volta a lembrar como era tudo a 1000 anos atrás. Também existem outras muito interessantes e cultas como o FOLIO ( Festival (O) Literário Internacional de Óbidos )
O nome Óbidis é origimal do latin e significa “ cidade fortificada ”.
Em 1148 a vila de Óbidos foi tirada dos mulçumanos por D. Afonso Henrriques. Óbidos fez parte do dote de muitas rainhas portuguesas: Urraca de Castela (esposa de D. Afonso II) foi aprimeira, depois veio a Rainha Santa Isabel (esposa de D. Dinis), Filipa de Lencastre (esposa de D. João I), D. Leonor de Avis (esposa de D. João II), D. Leonor de Aragão (esposa de D. Duarte) e várias outras.
Para representarmos a parte gastronomica de Óbidos irei falar sobre a Caldeirada de Peixe da Lagoa de Óbidos, um prato típico muito apreciado e também há a ginjinha de Óbidos, normalmente é oferecida num copinho de chocolate.
Óbidos é uma cidade magnifica no estacionamento acarruagens muito antigas para alugar, a vila é linda as casas têm cerca de 3 à 5 metros de distância de uma porta para a outra. Se tem uma coisa que não falta em Óbidos são as lojas de lembrança, lá isso não falta, praticamente todas as antigas casas agora servem como meio de comércio. Ao se entrar dentro do castelo está muita coisa em ruínas mais ainda dá para você subir as muralhas e apreciar a bela vista.
Por último tenho duas coisas importantes para vos dizer: a primeira é que a partir de hoje irei fazer artigos quinzenais, pois é, parece que as coisas estão se complicando e cada vez está sendo mais difícil dividr a escola com o Circuito Mato Grosso mas eu acho que assim não haverá nenhum problema. A outra é que se vocês algum dia forem a Óbidos não deixe de provar a saborosa ginjinha no copinho de chocolate.