De acordo com o chefe de gabinete da Casa Branca, Denis McDonough, o governo espera que o grupo consiga redigir um pacote que tenha aceitação ampla, mas prepara-se para um cenário no qual o projeto não saia.
"Estamos fazendo exatamente o que o presidente disse que faríamos no mês passado: estamos nos preparando", disse McDonough. A declaração foi feita após o jornal "USA Today" publicar reportagem revelando pontos do plano da Casa Branca.
Segundo o jornal, um rascunho da proposta permitiria a imigrantes ilegais tornarem-se residentes permanentes em um período de oito anos.
CRÍTICAS
O senador republicano Marco Rubio, da Flórida, no entanto, criticou a proposta da Casa Branca, afirmando que dificilmente o projeto de Obama seria aprovado.
"Se for de fato apresentada, a proposta do presidente chegaria morta no Congresso, nos deixando com fronteiras inseguras e um sistema de imigração quebrado para os próximos anos", disse Rubio, que participa do comitê que trabalha na reforma.
Comentando a declaração de Rubio, McDonough afirmou: "Ele diz que a proposta chegaria morta se apresentada? Então vamos fazer com que ela não tenha de ser apresentada; vamos fazer com que esse grupo tenha um bom progresso em seus esforços".
Republicanos e democratas estão ansiosos para resolver a questão, depois de o voto latino ter sido considerado crucial na definição do resultado das eleições de novembro de 2012.
Fonte: FOLHA.COM | AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS